Angola

João Lourenço visita Portugal a 23 e 24 de Novembro

Presidente angolano vem a Lisboa, dois meses depois de António Costa visitar Luanda.
Foto
João Lourenço vem a Portugal em Novembro LUSA/FELIPE TRUEBA

A primeira visita oficial do Presidente da República angolano a Portugal já está marcada, sabe o PÚBLICO. João Lourenço estará em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro, dois meses depois de ter lugar a visita oficial de António Costa a Angola, entre os dias 16 e 18 de Setembro. O “irritante” nas relações entre os dois países foi ultrapassado. 

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

O "irritante", expressão utilizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referia-se ao processo em curso na justiça portuguesa, envolvendo o vice-presidente Manuel Vicente.

"Ficou claro que o único irritante que existe nas nossas relações é algo que transcende o Presidente da República de Angola e o primeiro-ministro de Portugal, transcende o poder político, e tem a ver com um tema da exclusiva responsabilidade das autoridades judiciárias portuguesas”, assumia António Costa em Novembro de 2017, em Abidjan, à margem da cimeira entre a União Europeia e a União Africana?.

Em Maio deste ano, quando o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu enviar o processo de Manuel Vicente para Luanda, “desapareceu ‘o irritante’” que existia e “era invocado periodicamente nas relações entre Portugal e Angola”, como explicou na altura Marcelo Rebelo de Sousa.