Vagos Sensation Gourmet leva o melhor da cozinha portuguesa à praia da Vagueira

Filipa Gomes, Vítor Matos, Nurdin Topham, Joe Best e Daniel Cardoso são alguns dos convidados do Vagos Sensation Gourmet, que de 6 a 8 de Julho decorre na praia da Vagueira, com showcookings , provas comentadas, degustações e alguns debates.

Foto
Lara Jacinto / NFACTOS

A praia da Vagueira, em Vagos, recebe este fim-de-semana a quinta edição do Vagos Sensation Gourmet, um festival gastronómico que vai contar com a presença de mais de uma dezena de convidados, como a apresentadora Filipa Gomes e o chef com estrela Michelin Vítor Matos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A praia da Vagueira, em Vagos, recebe este fim-de-semana a quinta edição do Vagos Sensation Gourmet, um festival gastronómico que vai contar com a presença de mais de uma dezena de convidados, como a apresentadora Filipa Gomes e o chef com estrela Michelin Vítor Matos.

São várias as grandes referências do mundo da culinária e gastronomia que, de 6 a 8 de Julho, vão passar pela quinta edição do Vagos Sensation Gourmet, cujo tema este ano é “ultrapassa os teus limites”. Num ambiente descontraído e com o mar como pano de fundo, os visitantes podem assistir a vários showcookings, provas comentadas, degustações e alguns debates.

O evento começa esta sexta-feira, 6 de Julho, com demonstrações e workshops dos chefs Vasco Coelho Santos (chef revelação do ano 2018) e Rui Regota. No sábado à tarde,  Ann-Kristin (ex-participante do MasterChef) e Filipa Gomes (24Kitchen) estão responsáveis por dois showcookings, onde vão partilhar as suas técnicas e experiências. Domingo é o dia das estrelas Michelin, com os premiados chefs Vítor Matos e Nurdin Topham, e ainda um workshop de cake design  com Waldeci Marreiros.

Dois almoços e três jantares compõem ainda a receita do festival, durante os quais os visitantes vão ter a oportunidade de usufruir de verdadeiras experiências gastronómicas confeccionadas pelos chefs  do mais alto nível a preços mais convidativos que aqueles praticados nos seus restaurantes.

O Vagos Sensation Gourmet oferece ainda momentos musicais, provas cegas e jogos didácticos direccionados aos aromas e sabores da região. A organização quer “mostrar o verdadeiro sentido palavra gourmet” e celebrar a diversidade e a riqueza do património gastronómico português, combinando “o tradicional e o contemporâneo, o convencional e o abstracto, o rústico e a tendência”.

O evento é promovido pelo Município de Vagos e pretende dar a oportunidade à comunidade de privar com grandes nomes da cozinha nacional e internacional e com outras áreas que, directa ou indirectamente, estão ligadas à alimentação, gastronomia, enologia e nutrição. 

Texto editado por Sandra Silva Costa