Outros três candidatos à espera de um milagre

As sondagens dizem que Andrés Manuel López Obrador vai ganhar, destacado, as presidenciais. Estes são os seus principais concorrentes.

Fotogaleria

Ricardo Anaya

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ricardo Anaya

É o principal rival de Obrador na corrida à presidência, ainda que este apresente uma vantagem de 20 pontos nas sondagens. Aos 39 anos, o advogado do PAN (direita) aliou-se ao PRD e ao MC (centro-esquerda) para tentar contrariar o favoritismo do candidato do MORENA e afastar-se da aura negativa do PRI. Promete reformas na justiça, a introdução gradual de um salário básico universal e o regresso do México a um lugar de destaque na arena internacional.

José Antonio Meade

Antigo ministro das Finanças e dos Negócios Estrangeiros de Peña Nieto, Meade carrega consigo a impopularidade que o PRI acumulou nos últimos anos – está em terceiro nas sondagens. Quer, no entanto, acabar com a corrupção que tem vindo a corroer o partido, através de uma política implacável de confiscação de bens e propriedades para os que praticam tais delitos. Segurança nas ruas e melhor educação são outras promessas do candidato de 49 anos.

Jaime Rodríguez

Sem hipóteses de competir pela presidência (2% das sondagens), Jaime El Bronco Rodríguez apresenta-se em campanha como o populista conservador de manual. O ex-deputado do PRI (61 anos) tem granjeado mais atenção com comentários polémicos – sugeriu “cortar a mão” aos corruptos e disse que o seu cavalo sai-lhe “mais barato” que a mulher – do que pelo seu programa eleitoral. Quer reduzir os impostos e cortar de vez com as ajudas sociais.