António Costa estima poupança de 1100 milhões de euros em 2016

Na cerimónia de balanço foi apresentada a assistente LOLA, um acrónimo da primeira LOja do Cidadão, nas LAranjeiras.

Fotogaleria

Mil e cem milhões de euros. A poupança que as medidas do programa Simplex, que mudou o relacionamento dos cidadãos com os serviços públicos, representaram uma poupança para a economia de 1.100 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mil e cem milhões de euros. A poupança que as medidas do programa Simplex, que mudou o relacionamento dos cidadãos com os serviços públicos, representaram uma poupança para a economia de 1.100 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

"Podemos medir o impacto do que tem sido estas vacas a voarem. Isto significou para o conjunto da economia, uma poupança de 1.100 milhões de euros, que correspondem a 0,6% do nosso PIB [Produto Interno Bruto]", afirmou António Costa.

O primeiro-ministro discursava na apresentação do programa de modernização administrativa "Simplex+" para 2018, que decorreu no Pátio da Galé, Lisboa, e que começou com um número de magia do ilusionista Luís de Matos (contratado por 20 mil euros para fazer 20 spots de 20 segundos).

"Este ano não trouxe nenhuma vaca voadora, mas vou levar um cartão do Luís de Matos para o ministro das Finanças que, no fundo, é bastante simples, é descongelamento aqui, depois cativação ali e no fim as contas batem certas", gracejou.

Com a expressão "vacas que voam", o primeiro-ministro aludia à apresentação do programa "Simplex+" em 2016, que decorreu no Teatro Thalia, Lisboa, em que entregou uma "vaca voadora" à ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, dizendo que "mesmo aquilo que é mais improvável, como seja as vacas voarem, também isso pode não ser verdade".

Além dos 1.100 milhões de euros "poupados" em 2016, segundo o estudo de impacto já realizado, o primeiro-ministro destacou que as medidas significaram ainda "uma poupança de 490 mil horas de trabalho" para os funcionários públicos.

Entre as medidas - 175 a aplicar em 2018 - António Costa destacou a alteração do procedimento para a atribuição do abono de família: até aqui, partia do cidadão a entrega do requerimento junto da Segurança Social.

Agora, disse, a Segurança Social recebe a informação do nascimento de um bebé - através do programa "Nascer Cidadão" - e, cruzando informação com outros serviços do Estado, nomeadamente com os dados do agregado familiar e rendimentos, determina se a família tem ou não direito ao abono, transferindo o montante para a conta indicada pelo cidadão.

O Simplex 2018 inclui uma personagem nova: a robot LOLA, uma assistente pessoal para as Lojas do Cidadão. O PÚBLICO questionou o gabinete da ministra Maria Manuel Leitão Marques — que se tem distinguido pelas propostas no âmbito da igualdade de género — sobre o facto de a assistente ter um nome feminino, e não masculino. “O nome é um acrónimo e uma homenagem à primeira Loja de Cidadão inaugurada em Portugal, LOja das LAranjeiras (LoLa), e que celebra 20 anos no próximo ano”, explicou o gabinete da ministra da Presidência.