Livro sobre cortiça portuguesa vence Prémio Europeu de Design

“The Cork Book”, o mais recente projecto editorial da Corticeira Amorim, foi desenvolvido pelo atelier italiano Studio FM Milano e apresenta a cortiça como uma matéria-prima intemporal

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The Cork Book, projecto editorial da Corticeira Amorim, recebeu o galardão Bronze 2018 do Prémio Europeu de Design, na última semana, em Oslo, na Noruega. A publicação dá a conhecer a indústria da cortiça, a sua singularidade e as florestas de sobreiros.

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The Cork Book, projecto editorial da Corticeira Amorim, recebeu o galardão Bronze 2018 do Prémio Europeu de Design, na última semana, em Oslo, na Noruega. A publicação dá a conhecer a indústria da cortiça, a sua singularidade e as florestas de sobreiros.

O projecto gráfico do The Cork Book foi desenvolvido pelo atelier italiano Studio FM Milano, especializado em identidade visual, experiências digitais e design de publicidade e com vários trabalhos dentro da área da indústria e arquitectura. Ao P3, Carlos de Jesus, da Corticeira Amorim, explicou que este livro tem a função de "contar lá fora uma história muito portuguesa" e "levar uma imagem recente do que é a cortiça".

O livro apresenta na capa a palavra Cork, dividida em duas linhas como se fossem as iniciais de um elemento químico da tabela periódica dos elementos. As cores — o verde escuro, cor institucional da Corticeira Amorim, e o verde claro — e a textura da superfície evocam a cortiça como um elemento primário.

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O livro explica a singularidade da cortiça Studio SM Milano

Já no interior são combinados códigos visuais contemporâneos e uma linguagem mais clássica que, segundo a corticeira, funciona como uma analogia sobre a própria cortiça, uma matéria prima usada há milhares de anos, mas contemporânea, que ainda dá origem a novas e inesperadas utilizações.

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The Cork Book dá a conhecer a indústria da cortiça e a matéria-prima Studio SM Milano

O Prémio Europeu de Design reúne anualmente um grupo de jornalistas, editores e académicos para seleccionar, avaliar e reconhecer os melhores exemplos de design de comunicação e dar aos participantes uma oportunidade de promover o seu trabalho junto de um público mais amplo.