Podcast Do Género

Mitos, consentimento e a desconfiança sobre as vítimas de violação

No episódio desta semana do programa Do Género, conversamos com Isabel Ventura, autora de Medusa no Palácio da Justiça ou uma história da violação sexual, para conhecer mais sobre a história do crime de violação e a forma como a lei tem sido aplicada, tendo em conta as "imagens sobre mulheres, sexualidade e violência" que a socióloga encontrou nos discursos e práticas judiciais em Portugal, durante o seu trabalho de doutoramento.

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

Falamos sobre o victim-blaming da personagem Medusa, os mitos da violação, as pressões para que as pessoas que sobrevivem a violência sexual não denunciem o crime, a desconfiança histórica sobre as vítimas - em particular as mulheres -, a questão do consentimento e ainda o impacto que este crime tem em homens e crianças.

Subscreva o programa Do Género no iTunesSoundCloud, Spotify ou nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.