Reg E. Cathey, actor de The Wire e House of Cards, morre aos 59 anos

Actor norte-americano tinha cancro do pulmão.

Foto
Reg E. Cathey na cerimónia dos Emmys, em 2016 GUS RUELAS/Reuters

O actor Red E. Cathey, conhecido pelo seu trabalho nas séries House of Cards e The Wire, morreu aos 59 anos, na sequência de um cancro dos pulmões, noticiaram os media norte-americanos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O actor Red E. Cathey, conhecido pelo seu trabalho nas séries House of Cards e The Wire, morreu aos 59 anos, na sequência de um cancro dos pulmões, noticiaram os media norte-americanos.

Vencedor de um Emmy em 2015 — pelo seu papel na famosa série da Netflix como Freddy Hayes, o dono de uma churrascaria a que Francis Underwood (Kevin Spacey) gostava de ir e que acaba a trabalhar na Casa Branca —, Red E. Cathey tornou-se notado pelo seu papel na série da HBO The Wire (2002-2008), dedicada ao tráfico de droga em Baltimore, onde fazia de Norman Wilson, personagem que passa da imprensa para a política.

David Simon, o criador de The Wire, descrita como uma das melhores séries de TV de sempre, anunciou a morte do actor na sexta-feira à noite: “Não só era um óptimo e magistral actor – mas simplesmente um dos mais maravilhosos seres humanos com quem partilhei os meus longos dias nas filmagens”, escreveu no Twitter.

Lembrado pela sua voz de barítono, o jornal Guardian recorda uma entrevista que o actor deu em 2016 explicando como a sua carreira tinha descolado depois da eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, uma vez que os espectadores podiam aceitar a ideia de um negro bem-falante: “Este novo mercado para o negro que fala bem deve-se todo a Obama. Depois da sua tomada de posse, eu comecei a trabalhar que nem um maluco – contratado pelas mesmas pessoas que antes perguntariam: ‘Sempre falaste desta maneira?’”

Na nova série do criador de The Walking Dead, Outcast, Red E. Cathey não fez audições e aceitou de imediato o papel pensado por Robert Kirkman. Estreada em 2016, Cathey desempenhou durante 20 episódios o papel de um chefe da polícia negro numa cidade maioritariamente branca com exorcismo à mistura, regressando ao ambiente do sul dos Estados Unidos onde nasceu e passou a adolescência, com uma prolongada passagem durante a infância pela Alemanha, onde o pai foi colocado em missão militar.

Red E. Cathey nasceu no Alabama em 1958, em Huntsville, onde regressou para fazer o liceu, tendo estudado teatro na Universidade do Michigan e no Yale School of Drama.

Além da televisão, o actor entrou em filmes como Nascido a 4 de Julho (1989), Se7en (1995), Psicopata Americano (2000), Quarteto Fantástico (2015), mas foi na televisão que se destacou, marcando presença em algumas das mais importantes séries televisivas das últimas décadas.