Choque após violação de bebé com oito meses

Agressor será um homem de 28 anos, primo da vítima. Criança em estado crítico e com “ferimentos horríveis” nos órgãos internos.

Foto
Mulheres em protesto contra uma violação, em 2015 Reuters/RUPAK DE CHOWDHURI

Uma bebé de oito meses encontra-se em estado crítico depois de ter sido violada pelo primo, em Deli, capital da Índia. A bebé deu entrada no hospital este domingo. O homem, de 28 anos, já foi detido pelas autoridades, refere a BBC.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma bebé de oito meses encontra-se em estado crítico depois de ter sido violada pelo primo, em Deli, capital da Índia. A bebé deu entrada no hospital este domingo. O homem, de 28 anos, já foi detido pelas autoridades, refere a BBC.

A dirigente da Comissão pelas Mulheres em Deli, Swati Maliwal, que visitou a criança no hospital na noite de segunda-feira, descreveu os ferimentos como “horríveis”. A agressão aconteceu no domingo, mas só se tornou público na segunda-feira, através de um jornal local.

De acordo com Swati Maliwal, a bebé teve de ser submetida a uma cirurgia de três horas. “Os gritos [da bebé] podiam ser ouvidos em toda a unidade de cuidados intensivos do hospital. Tem ferimentos horríveis nos órgãos internos”, descreveu.

“O que fazer? Como é que podemos dormir em Deli hoje sabendo que uma bebé de oito meses foi brutalmente violada na capital? Tornámos-nos tão insensíveis ou simplesmente aceitamos isto como o nosso destino?”, questionou no Twitter. Maliwal dirigiu-se ainda ao primeiro-ministro, Narendra Modi, para pedir “leis mais restritivas e mais recursos policiais” para proteger as raparigas no país.

O escrutínio da violência sexual tem aumento desde que um gang violou e matou uma estudante de 23 anos num autocarro, em 2012. O crime gerou uma onda de protestos e obrigou o Governo a aplicar leis antiviolação mais duras, incluindo a pena de morte. Não obstante, os ataques sexuais contra mulheres e crianças continuam a ser constantemente registados no país.

O ataque à bebé de oito meses e a extensão dos ferimentos está a chocar a nação, mas um olhar rápido para as estatísticas reunidas pelo Governo mostra que este tipo de crime não é um caso isolado. E os números continuam a aumentar.

De acordo com os números mais recentes, que não especificam os grupos etários, em 2016 foram registados 19.765 casos de violação de crianças na Índia, um valor que representa um aumento de 82% em relação a 2015, quando o número de casos registados foi de 10.854.