Estas professoras ensinam com “lentes de género”

Nesta semana, falamos sobre igualdade de género na sala de aula: Como é que se pode integrar a perspectiva de género nos programas curriculares? Ensinar aos alunos como é que o conhecimento foi construído dando protagonismo aos homens? Mostrar que podem ser críticos em relação aos estereótipos que reproduzem desigualdades entre raparigas e rapazes? Capacitar as raparigas e mulheres que são vítimas dessas desigualdades?

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Nesta semana, falamos sobre igualdade de género na sala de aula: Como é que se pode integrar a perspectiva de género nos programas curriculares? Ensinar aos alunos como é que o conhecimento foi construído dando protagonismo aos homens? Mostrar que podem ser críticos em relação aos estereótipos que reproduzem desigualdades entre raparigas e rapazes? Capacitar as raparigas e mulheres que são vítimas dessas desigualdades?

As professoras Filipa Alves e Sara Barbosa contam-nos como é possível ensinar com “lentes de género” no ensino secundário. 

Subscreva o programa Do Género no iTunes, no SoundCloud e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts.