Som das rolhas de garrafas influencia percepção de qualidade do vinho. As de cortiça ganham

Participantes de estudo da Universidade de Oxford consideraram que o vinho tinha melhor qualidade depois de ouvirem o som da rolha de cortiça a abrir a garrafa em relação ao som das rolhas de alumínio.

Foto
O som e a visão da rolha de cortiça define as "expectativas, ainda antes de o vinho tocar nos lábios", diz coordenador do estudo Nelson Garrido

O som do abrir das garrafas influencia a perceção da qualidade do vinho, considerado melhor quando vedado com rolhas de cortiça, segundo um estudo da Universidade de Oxford divulgado esta quinta-feira pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O som do abrir das garrafas influencia a perceção da qualidade do vinho, considerado melhor quando vedado com rolhas de cortiça, segundo um estudo da Universidade de Oxford divulgado esta quinta-feira pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

As conclusões são de um grupo de investigadores da Universidade de Oxford e resultam de uma experiência sensorial promovida pela APCOR em Londres, em que os participantes consideraram que o vinho tem melhor qualidade (mais 15%, segundo o estudo) depois de ouvirem o som da rolha de cortiça ao abrir a garrafa.

Nesta experiência, cada participante provou dois vinhos idênticos e classificou-os enquanto ouvia o som de uma rolha de cortiça a sair da garrafa, ou o som de uma cápsula de alumínio.

"O som e a visão de uma rolha de cortiça a saltar de uma garrafa define as nossas expectativas, ainda antes de o vinho tocar nos lábios, e essa expectativa vai afectar a nossa experiência gustativa", explica Charles Spence, coordenador da investigação, que envolveu 140 pessoas.

Esclarecendo que a audição, visão e tacto estão intrinsecamente ligados à forma como se saboreia, o professor de psicologia experimental em Oxford sublinha que estes resultados tornam evidente a relação que se estabelece entre a rolha de cortiça e a qualidade do vinho.

Os investigadores concluíram também que o vinho vedado com rolha é considerado mais apropriado para a celebração e mais incitador ao espírito de festa (mais 20% e 16%, respectivamente, em relação ao vinho vedado com cápsula de alumínio).

Em comunicado, a APCOR afirma que "sete em cada dez garrafas de vinho produzidas em todo o mundo são seladas com uma rolha de cortiça" e acrescenta que 86% dos consumidores têm preferência por vinho vedado desta forma.

A experiência sensorial decorreu em Londres, entre os dias 27 e 29 de Julho.