Seis ateliers portugueses participam na Bienal de Arquitectura de Chicago

Aires Mateus, Bak Gordon Arquitectos, Barbas Lopes, Fala Atelier, Nuno Brandão Costa e Sami Arquitectos são os convidados.

Foto
Nova sede da EDP, em Lisboa, projecto dos arquitectos Aires Mateus Rui Gaudêncio

Seis ateliers portugueses foram seleccionados para participar na segunda edição da Bienal de Arquitectura de Chicago, nos Estados Unidos, que se realiza de 16 de Setembro deste ano a 7 de Janeiro de 2018.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Seis ateliers portugueses foram seleccionados para participar na segunda edição da Bienal de Arquitectura de Chicago, nos Estados Unidos, que se realiza de 16 de Setembro deste ano a 7 de Janeiro de 2018.

Entre os 104 convidados a participar na bienal estão os ateliers Aires Mateus, Bak Gordon Arquitectos e Barbas Lopes, de Lisboa; Fala Atelier e Nuno Brandão Costa, do Porto; e Sami Arquitectos, de Setúbal, de acordo com o site do evento.

A segunda edição da bienal tem direcção artística de Sharon Johnston e Mark Lee, fundadores do atelier Johnston Marklee, em Los Angeles, e receberá participantes da China, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia, Suíça, Áustria, entre outros países.

Make New History é o tema geral da bienal, que explorará “os eixos entre história e modernidade, e entre arquitectura e arte”. O objectivo da organização é, através da “lente” da arquitectura, examinar a relação entre o design e a origem histórica dos materiais.

“No reino da prática da construção – desde os edifícios de raiz ao restauro e conservação –, serão explorados os contextos que o arquitecto encontra no local, respondendo a regulamentos legais, convenções sociais e outras marcas ali deixadas”, sublinha a organização.

A 1.ª edição da Bienal de Arquitectura de Chicago decorreu em 2015.