Areeiro lança aplicação que põe a junta, os cidadãos e os serviços a comunicar

Aplicação “AreeiroMAIS” para smartphones e computadores permite reportar queixas, aceder à agenda de eventos e ser notificado para a abertura de inscrições de actividades da autarquia e dos mais de 100 parceiros da iniciativa.

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A aplicação pode ser descarregada para telemóveis e tablets Android e IOS e computadores Patrícia Martins

Se vive no Areeiro, da próxima vez que o lixo se acumular à sua porta ou tropeçar num buraco na calçada pode reportar directamente e de imediato à junta de freguesia. Basta tirar fotos e envia-las na aplicação que esta autarquia lisboeta acaba de lançar, AreeiroMAIS. Depois a junta de freguesia compromete-se a fazer a gestão do que é reportado e dar uma resposta em 48 horas, quer seja da sua competência, quer seja da Câmara Municipal de Lisboa, informou a autarquia em comunicado. Neste caso, a junta fica responsável por reencaminhar o pedido para a câmara e informar o utilizador dessa situação.

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Se vive no Areeiro, da próxima vez que o lixo se acumular à sua porta ou tropeçar num buraco na calçada pode reportar directamente e de imediato à junta de freguesia. Basta tirar fotos e envia-las na aplicação que esta autarquia lisboeta acaba de lançar, AreeiroMAIS. Depois a junta de freguesia compromete-se a fazer a gestão do que é reportado e dar uma resposta em 48 horas, quer seja da sua competência, quer seja da Câmara Municipal de Lisboa, informou a autarquia em comunicado. Neste caso, a junta fica responsável por reencaminhar o pedido para a câmara e informar o utilizador dessa situação.

Os utilizadores podem ainda consultar o registo com todas as ocorrências, quer estejam em fase de execução ou concluídas. No ano em que passaram para as juntas de freguesia novas competências em matéria de higiene urbana e espaços verdes, a autarquia do Areeiro pretende, através desta ferramenta, avaliar a sua intervenção nestas áreas.

Informar os residentes e ser informado por eles dos problemas da freguesia, para que os serviços “respondam rapidamente às principais preocupações dos moradores”, é um dos objectivos, lê-se no comunicado. "Nesta perspectiva optimizamos serviços e programamos o investimento de uma forma mais eficaz", lê-se no comunicado. Estreitando a comunicação com os cidadãos e os serviços locais, a junta pretende ainda reduzir burocracias e estimular a participação activa dos cidadãos.

Para além de dar uma nova ferramenta aos residentes para reportarem as suas queixas, a aplicação permite que os habitantes desta freguesia lisboeta tenham acesso a descontos no comércio local, acedam às últimas notícias e à agenda de eventos da freguesia. Também podem receber uma notificação, no telemóvel, no tablet ou no computador, quando abrirem as inscrições para viagens ou vagas para o centro de apoio ao estudo, por exemplo.

Depois de descarregada a aplicação e inseridos os dados pessoais, é gerado um cartão de residente virtual através do qual os fregueses podem usufruir de descontos e campanhas nos estabelecimentos locais aderentes, identificados com o símbolo da aplicação AreeiroMAIS. Existem parcerias com cerca de 100 entidades, entre as quais “farmácias, cafés, gráficas, casas de fotografia, bancos, ginásios, funerárias e venda a retalho”.

A aplicação, apresentada esta terça-feira no Auditório da Igreja de São João de Deus, está disponível para telemóveis e tablets Android e IOS e computadores, podendo ser descarregada na Play Store, Apple Store ou em areeiromais.jf-areeiro.pt.