Há 30 anos a acertar no resultado das eleições. Agora aposta em Trump

Um professor de história criou um sistema de previsão de resultados das eleições americanas baseado em 13 parâmetros que o levaram a adivinhar os vencedores desde 1984. Agora diz que Donald Trump vai vencer.

Foto
Só há uma sondagem que dá vantagem a Trump AFP/CHIP SOMODEVILLA

Allan J. Lichman é professor de história da Universidade Americana em Washington e nos últimos 30 anos tem adivinhado o vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos. Agora, o professor, que baseia a sua análise em 13 pontos, insiste que o vencedor será Donald Trump.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Allan J. Lichman é professor de história da Universidade Americana em Washington e nos últimos 30 anos tem adivinhado o vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos. Agora, o professor, que baseia a sua análise em 13 pontos, insiste que o vencedor será Donald Trump.

Para o professor universitário, não houve nada até agora que abalasse uma possível vitória de Trump: nem os três debates (em que as sondagens atribuíram sempre a vitória a Hillary Clinton) nem a revelação do vídeo em que Trump falava das suas relações com mulheres. Em declarações ao Washington Post, Lichman diz que o intervalo de possibilidades que resultam da análise dos 13 parâmetros "ainda apontam para uma vitória de Donald Trump".

O "ainda" é importante nesta análise, uma vez que o mesmo professor já tinha feito esta previsão em Setembro, antes de Donald Trump começar a cair nas sondagens por causa dos escândalos de que foi alvo, sobretudo por causa dos vídeos em que falava de assédio sexual a mulheres. Um escândalo que nada mudou nos parâmetros de Lichman, diz o professor.

Aliás, as sondagens nem são um dos parâmetros usados nesta avaliação. Esta segunda-feira, o barómetro do Los Angeles Times, por exemplo, é o único a dar uma possível vitória de Trump com mais de quatro pontos de vantagem. 

Nos parâmetros usados pelo professor universitário, estão vários pontos relacionados com o partido que está no poder, no caso, o Partido Democrata de Hillary Clinton. Entra também o estado da economia, o carisma ou a existência ou não de um terceiro candidato. De acordo com este professor, em seis dos 13 pontos que analisou, há más notícias para Clinton, incluindo o facto de haver um terceiro candidato na corrida. 

Para Lichman, Gary Johnson, candidato dos libertários americanos, está a reter cerca de 5% do eleitorado, o que pode mostrar descontentamento em relação à gestão de Obama na Casa Branca e como consequência prejudicar Clinton na corrida à Casa Branca.