Hospital de São João vai contratar anestesistas

Administração confirma saída de vários especialistas para outros estabelecimentos de saúde.

Foto
Rui Farinha / Publico

O Centro Hospitalar São João (CHSJ), no Porto, anunciou esta quarta-feira que o hospital vai contratar médicos para “colmatar” a saída de vários especialistas na área da anestesiologia que estão de partida para outros estabelecimentos de saúde.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Centro Hospitalar São João (CHSJ), no Porto, anunciou esta quarta-feira que o hospital vai contratar médicos para “colmatar” a saída de vários especialistas na área da anestesiologia que estão de partida para outros estabelecimentos de saúde.

“Actualmente estão ausentes cinco médicas por doença, uma médica reformou-se, uma médica encontra-se em licença de maternidade e dois médicos solicitaram rescisão do contrato de trabalho”, revela o CHSJ, em comunicado, acrescentando que “estão previstas contratações suficientes para colmatar as necessidades identificadas” no serviço de Anestesiologia.

O esclarecimento do CHSJ surge na sequência da notícia do PÚBLICO desta quarta-feira que dá conta da saída de anestesistas do hospital. Na terça-feira, porém, o assessor do CHSJ foi questionado sobre a saída de médicos e sobre o pedido de demissão da directora do serviço de Anestesiologia, Fátima Pina, mas nada adiantou. Disse aliás que o conselho de administração não comentaria "as questões colocadas”.

O comunicado garante que o "CHSJ mantém a prestação normal de cuidados assistenciais, não existindo qualquer situação de alarme imediato”. Mas o PÚBLICO confirmou com várias fontes daquele hospital que a falta de anestesistas comprometeu a abertura de alguns blocos operatórios nos últimos dias inviabilizando cirurgias que estavam programadas. As escalas de serviço a que o PÚBLICO teve acesso também o indicam.

O CHSJ refere no comunicado que Fátima Pina não se demitiu, mas a demissão há muito que está em cima da mesa. Fontes daquela unidade garantiram que pouco tempo depois da actual administração, presidida por António Oliveira e Silva, ter tomado posse, a médica pediu para deixar a direcção do serviço, uma vontade que ficou adiada a pedido da administração para depois das férias de Verão. As mesmas fontes dizem que a médica está mesmo de saída, aguardando apenas resposta do director clínico, José Artur Paiva, que não quis falar com o PÚBLICO.