Um homem acusado de terrorismo na Bélgica

Dois irmãos tinham sido detidos na sexta-feira. Um foi libertado, o outro continua detido e foi acusado de "tentativa de homicídio terrorista".

Foto

A justiça belga acusou neste sábado um homem de tentativa de homicídio terrorista no quadro da investigação a um possível atentado na Bélgica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A justiça belga acusou neste sábado um homem de tentativa de homicídio terrorista no quadro da investigação a um possível atentado na Bélgica.

Nourredine H., de 33 anos, é um dos dois irmãos que foram detidos na sexta-feira. O outro, Hamz H., foi libertado.

Os dois suspeitos foram presos depois de buscas que decorreram nas regiões de Mons (Oeste) e Liège (Leste). "Com base nos resultados preliminares do inquérito, parece que estariam a planear ataques na Bélgica", tinham revelado as autoridades.

Sete casas foram alvo de buscas em Mons e uma outra em Liège. Não foram encontradas armas, nem explosivos.

Do que se sabe, para já, as buscas feitas bem como estas detenções não estão relacionadas com os atentados terroristas de 22 de Março, no Aeroporto Internacional de Bruxelas e na estação de metro de Maelbeek, também na capital belga, dos quais resultaram 32 mortos.

Estas detenções na Bélgica surgem numa altura em que a Europa ainda recupera de uma vaga de ataques que foram reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico.

A Bélgica continua em estado de alerta, estando no nível 3 numa escala de 4.