Recém-nascido deixado por duas mulheres nos bombeiros em Paredes

O bebé foi transportado para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e encontra-se bem de saúde.

Foto
Recém-nascido deve ficar na lista do médico de família da mãe ou do pai Adriano Miranda

Duas mulheres deixaram um bebé recém-nascido no quartel dos Bombeiros de Rebordosa, em Paredes, na noite desta segunda-feira, disse esta terça-feira fonte da corporação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Duas mulheres deixaram um bebé recém-nascido no quartel dos Bombeiros de Rebordosa, em Paredes, na noite desta segunda-feira, disse esta terça-feira fonte da corporação.

Segundo Manuel Moreira, adjunto do comando daquela corporação, as duas mulheres chegaram ao quartel num automóvel, pelas 23h45, pedindo ajuda. Deixaram depois a criança, que terá nascido em casa, aos cuidados da corporação.

Surpreendidos com o pedido de socorro, os bombeiros questionaram as mulheres sobre o paradeiro da mãe e estas, após alguma resistência, acabaram por revelar que a progenitora se encontrava na sua habitação onde terá decorrido o parto. De imediato, os bombeiros enviaram uma ambulância para também prestar auxílio à mãe.

O adjunto do comando daqueles bombeiros sublinhou que esta situação, ao contrário do que inicialmente foi ponderado pelas autoridades, "não se tratou de um caso de abandono" do recém-nascido. Fonte da GNR, à qual o caso foi participado, acrescentou ao PÚBLICO que uma das mulheres que foi pedir ajuda aos bombeiros é vizinha da mãe.

Depois de deixado no quartel, o bebé, de sexo feminino, foi transportado pelos bombeiros para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel. Manuel Moreira contou que também a mãe, residente na zona de Rebordosa, foi transportada para aquela unidade hospitalar.

Segundo os bombeiros, mãe e filha encontram-se ainda internadas, mas bem de saúde.