Crianças aprendem a massajar para descontrair e prevenir o bullying

Na primeira parte da aula, metade da turma faz uma massagem aos seus colegas, e depois trocam de funções.

Foto
As crianças envolvidas no projecto ficam mais serenas e relacionam-se melhor com os pares. Daniel Rocha

Crianças de jardins-de-infância e escolas EB1 de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis recebem, todas as semanas, uma aula de massagens em que desenvolvem a prática do "toque positivo" como forma de relaxamento e prevenção do bullying.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Crianças de jardins-de-infância e escolas EB1 de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis recebem, todas as semanas, uma aula de massagens em que desenvolvem a prática do "toque positivo" como forma de relaxamento e prevenção do bullying.

Há cerca de 450 estudantes de vários estabelecimentos de ensino dos dois concelhos envolvidos nesta iniciativa, que funciona como alternativa a actividades pedagógicas como o Inglês ou a Ginástica, por opção dos respectivos docentes e encarregados de educação.

Ana Teixeira é educadora no jardim-de-infância das Travessas, S. João da Madeira, que aderiu pelo segundo ano consecutivo à prática das massagens incluída no programa lectivo, e garantiu à Lusa que a aposta está a ser compensatória: “A experiência tem corrido muito bem e o feedback dos pais é muito bom, porque este toque positivo tem efeitos ao nível do relacionamento e da capacidade de concentração, prevenindo o bullying e aumentando a auto-estima”.

As aulas são divididas em dois momentos, e as turmas em pares. Na primeira parte da aula, metade da turma faz uma massagem aos seus colegas, e depois trocam de funções – e a educadora diz notar uma mudança imediata nas crianças. “Ficam logo mais serenas. Para nós, é delicioso vê-las sentir a massagem, e apreciarem o toque do outro”.

Estas escolas seguem o programa inglês MISA (Massage In Schools), que propõe que as aulas envolvam música, meditação, yoga e outras actividades, sempre com o objectivo de promover momentos de bem-estar que possam verificar-se em contexto de sala de aula e ser replicados junto das famílias.

As massagens são sempre realizadas em pares, mas não começam sem antes as crianças pedirem autorização ao parceiro para iniciarem os gestos terapêuticos. Depois, os pequenos são massajados na zona das costas, cabeça e braços, e há um agradecimento mútuo no final de cada sessão.

"Estamos a falar de um toque nutritivo, que liberta oxitocina e ajuda a relaxar", defende Anabela Ramos, a instrutora que acompanha as 450 crianças abrangidas pelo MISA em S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis. "Mas valorizamos também a importância do silêncio, da linguagem não-verbal e do toque enquanto forma de cuidado para com o outro", acrescenta.

Elisabete Soares, educadora no jardim-de-infância do Cruzeiro, em Oliveira de Azeméis, destaca os mesmos aspectos que Anabela Ramos. Neste jardim-de-infância o programa já está em curso pelo terceiro ano consecutivo. “Nesta aula temos tempo que se dedica ao contacto com o outro, e isso transforma as crianças, porque passam a aceitar as diferenças dos colegas. Fazem-no com alegria e gosto, e depois há um trato mais cuidadoso no resto do tempo”, explica.

A educadora nota mudanças positivas em alunos que vinham evidenciando “algumas dificuldades de aprendizagem na área social e pessoal”, e que agora recorrem às canções das aulas de Massagem para combater “o aborrecimento ou a agitação” e até “para controlar a ansiedade, que é um problema que muitas destas crianças já apresentam, embora ainda sejam muito pequeninas”.

Beatriz Almeida tem cinco anos e só conta coisas boas das sessões do programa MISA. "Gosto muito desta aula", afirma, com entusiasmo. "A minha parte preferida é a massagem à cabeça - mas eu a receber, porque gosto mais de receber do que dar!", esclarece.

Apesar disso, a menina do jardim-de-infância das Travessas não é egoísta: na aula semanal com os colegas massaja sempre o seu par quando é vez disso, e em casa oferece mais algumas sessões desse toque nutritivo. "Os meus pais também gostam que eu aprenda isto. Até há vezes em que me pedem para eu lhes fazer uma massagem a eles - dizem que eu as sei fazer bem", revela.

Em S. João da Madeira, as aulas de Massagem inspiradas no programa MISA também se verificam no Externato Estrela Guia e, segundo a autarquia, na Escola do Parque, embora aí o tema seja abordado de forma mais informal, inserido noutras matérias letivas. Já em Oliveira de Azeméis, o programa é seguido em jardins-de-infância e EB1 de Loureiro, Outeiro, Cruzeiro, Areosa, Lações e Vermoim. O programa inclui também sessões formativas para pais e professores.