Hype Market, o mercado de todos para todos, regressa ao Arco do Cego

O Hype Market surgiu da tentativa de “democratizar o acesso” aos mercados.

Foto
~DR

Paulo Martins revela que apesar de terem aproveitado “esta moda dos mercados para criar um em que o acesso fosse mais fácil”, pretendem continuar a passar uma imagem de referência mesmo quando a vaga terminar. Revela que, até ao momento, o mercado tem sido um sucesso, sendo que as inscrições para os 70 expositores desta edição já se encontram esgotadas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Paulo Martins revela que apesar de terem aproveitado “esta moda dos mercados para criar um em que o acesso fosse mais fácil”, pretendem continuar a passar uma imagem de referência mesmo quando a vaga terminar. Revela que, até ao momento, o mercado tem sido um sucesso, sendo que as inscrições para os 70 expositores desta edição já se encontram esgotadas.

O Hype Market Lx é um mercado que, segundo o regulamento, “tem como finalidade a exposição, divulgação, promoção e venda de bens e serviços de pequenos produtores”, maioritariamente de origem portuguesa, e que vendem produtos artesanais, industriais ou gastronómicos, entre outros. Paulo Martins afirma que “existem marcas muito interessantes, inclusive algumas que participam desde a primeira edição”. Apesar de esta ser apenas a terceira edição, pretende-se que seja um mercado de periodicidade mensal, realizado no terceiro sábado de cada mês. A primeira edição foi realizada a 27 de Junho deste ano, no Hotel VIP Executive Villa Rica, na Avenida 5 de Outubro. É desde a segunda edição, realizada a 19 de Setembro, que o Hype Market se faz na zona coberta do parque de estacionamento do Arco do Cego, área privada sob gestão da Empark, S.A.

A novidade desta edição é a integração de uma área de gastronomia de modo a ampliar a oferta e tentar aumentar o tempor de permanência dos visitantes no mercado. Nesta edição não existem projectos de vertente solidária mas Paulo Martins afirma que se encontram “à procura de parcerias”. Nas duas edições passadas, o Hype Market contou com o apoio da blogger Pipoca Mais Doce, Ana Garcia Martins, que se propôs a angariar 42 mil euros para a ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia.

Devido às condições climatéricas, o evento foi adiado uma semana, para 24 de Outubro, à mesma hora e no mesmo local, sendo que contará com 95% das marcas inicialmente inscritas. 

Texto editado por Ana Fernandes

Notícia actualizada no dia 22 de Outubro: alteração da data do evento de 17 para 24 de Outubro.