Conselho Europeu felicita vitória de Passos Coelho

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, diz que “é com grande prazer” que espera continuar a trabalhar com o primeiro-ministro português.

Foto
Donald Tusk REUTERS/Yves Herman

Donald Tusk diz, numa mensagem pública destinada a Passos Coelho, esperar que Portugal beneficie de estabilidade política nos próximos anos, para que consiga enfrentar desafios futuros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Donald Tusk diz, numa mensagem pública destinada a Passos Coelho, esperar que Portugal beneficie de estabilidade política nos próximos anos, para que consiga enfrentar desafios futuros.

Tusk revela estar convencido de que “Portugal vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia” sob a direcção de Passos Coelho, e que toda a Europa precisa de uma “sólida recuperação económica que crie emprego e prosperidade, de concretizar a união monetária e de dar uma resposta firme aos desafios decorrentes da migração e das ameaças geopolíticas”.

“Os recentes resultados económicos portugueses e estas eleições vêm demonstrar que o programa ambicioso de reformas económicas e as medidas aplicadas para garantir o equilíbrio das contas públicas que o seu governo tem vindo a executar durante os últimos quatro anos deram resultado”, diz ainda o líder polaco, admitindo que é com “grande prazer” que espera continuar a trabalhar em “estreita colaboração” com o primeiro-ministro.

O próximo encontro entre Tusk e Passos Coelho terá lugar na próxima semana, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, marcada para 15 e 16 de Outubro, em Bruxelas.

 

Notícia editada por Leonete Botelho