Seis distritos de Portugal sob aviso amarelo devido ao aumento da temperatura

Foto
A exposição ao sol deve ser evitada nas horas de maior calor Nuno Ferreira Santos

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 11h de sábado e as 21h de domingo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 11h de sábado e as 21h de domingo.

O arquipélago da Madeira, segundo o IPMA, também vai estar sob aviso amarelo até às 21h de domingo devido ao esperando aumento da temperatura.

A Protecção Civil também lançou um aviso de perigo de incêndio florestal e a aconselhar cuidados a grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

O aumento da temperatura máxima, a descida da humidade e as condições do vento levaram a Autoridade Nacional da Protecção Civil a alertar para o risco de incêndio, principalmente nas regiões do interior e do sul do país.

Segundo a meteorologista do IPMA, Maria João Frada, o fim-de-semana vai ser marcado pelo bom tempo com as temperaturas máximas a chegarem aos 35 graus Celsius.

Apesar do bom tempo, Maria João Frada indicou que existe uma forte possibilidade de ocorrem aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior norte e centro, mas sem descida da temperatura.