PSD celebra menos desempregados, oposição lembra quem emigrou ou desistiu

Maioria e oposição continuam a digladiar-se e a fazer leituras diferentes acerca dos dados do desemprego divulgados pelo INE.

Foto
Marco António Costa diz que número absoluto de desempregados diminuiu na actual legislatura Nuno Ferreira Santos

Numa conferência de imprensa marcada propositadamente esta manhã para comentar os dados do INE, o vice-presidente do PSD Marco António Costa defendeu que os dados provam que "o país está no rumo certo" e que Portugal pode agora "ambicionar olhar para o futuro com mais esperança" e com "mais ambição”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Numa conferência de imprensa marcada propositadamente esta manhã para comentar os dados do INE, o vice-presidente do PSD Marco António Costa defendeu que os dados provam que "o país está no rumo certo" e que Portugal pode agora "ambicionar olhar para o futuro com mais esperança" e com "mais ambição”.

De acordo com o porta-voz do PSD, o INE reviu “as previsões que havia projectado para Maio” relativamente à taxa de desemprego: “Trata-se de uma revisão em baixa de quase 1%. Significa isto que, afinal, em Maio não tivemos uma taxa de desemprego de 13,2%, mas sim uma taxa de desemprego de 12,4%”, disse.

O social-democrata acrescentou ainda que, “face a Junho de 2011, primeiro mês de governação do actual Governo da maioria”, há “uma redução efectiva do número absoluto de desempregados em Portugal” – de 661 mil em Junho de 2011 para 636 mil em Junho de 2015. 

“Temos uma redução superior a 20 mil desempregados entre Junho de 2011, o primeiro mês deste Governo, e o mês actual, em final de legislatura do actual Governo. Importa também sublinhar a circunstância de que, há 29 meses consecutivos, a taxa de desemprego vem baixando e a taxa de emprego está a crescer. Entre Janeiro de 2013 e Maio de 2015, há mais 204 mil portugueses felizmente a trabalhar”, frisou.

Uma leitura corroborada pelo CDS-PP, pela voz de Nuno Magalhães que classificou de "animadora" a taxa de desemprego de 12,4% e afirmou ser "politicamente relevante" que, pela primeira vez, esteja abaixo da deixada pelo Governo socialista que era de 12,7%. O líder da bancada centrista  realçou que foi a "maior revisão em baixa de sempre feita pelo INE - de uma estimativa de 13,2% para 12,4%", o que "vem dar razão ao Governo em só usar números definitivos e não provisórios, como outros fizeram num passado recente".

"Viemos a saber que desde o início de 2013, os empresários conseguiram criar cerca de 200.000 empregos, o que quer dizer que, havendo confiança, há investimento e criação de emprego", declarou. Nuno Magalhães destacou ainda o facto de haver "menos 105.000 desempregados, dos quais 22.000 jovens, que é um dos maiores problemas do desemprego no nosso país". Mas admitiu que a taxa de desemprego "continua a ser alta e daí constituir a primeira, segunda e terceira prioridade do próximo Governo e desta maioria".

203 mil empregos "destruídos"
Mas os números não estão isentos de polémica e tanto socialistas como bloquistas usam argumentos comuns para questionar os dados. O PS, por exemplo, considera que "o número que verdadeiramente conta" sobre o desemprego são os "empregos destruídos". E que, ao fim de quatro anos de Governo PSD/CDS-PP, são 203 mil.

O vice-presidente da bancada do PS Pedro Nuno Santos argumentou que "a maioria dos desempregados não está reflectida" nos números anunciados pelo INE, porque há ainda a acrescentar "todos aqueles que foram obrigados a emigrar", os desempregados que deixaram de procurar emprego e os desempregados que frequentam programas ocupacionais. Todas estas pessoas juntas farão disparar, acrescentou, a taxa de desemprego para lá dos 20%, aproximando-se mesmo dos 25%.

As contas do BE são as mesmas e para a cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às legislativas, Mariana Mortágua, as estatísticas oficiais do desemprego "não traduzem toda a realidade". Mortágua defendeu que "há três ou quatro realidades, nomeadamente estágios, formações, pessoas que desistiram de procurar emprego, porque não conseguiam, ou a emigração, que fazem com que estas pessoas saiam das estatísticas". E, fazendo as mesmas contas que os socialistas, também lança o desafio: "Juntem todas estas pessoas e vão chegar à conclusão que a taxa de desemprego em Portugal não é 12,4%, é 25%."

A deputada deixou o repto a "todos aqueles e aquelas que têm interesse nesta matéria" para irem "ao INE procurar os dados dos desencorajados, procurar os dados dos desempregados a tempo parcial (...) e vão ao Instituto de Emprego e Formação Profissional procurar os dados dos estágios e da formação".

Mariana Mortágua declarou que espera que se comecem a discutir "dados reais e não dados fictícios que são manipulados para poder provar uma estratégia que é falsa".

CGTP “preocupadíssima”
Também para a CGTP não há qualquer motivo para leituras optimistas e mostra-se mesmo “preocupadíssima” com um “desemprego estrutural profundamente preocupante” agravado pela “degradação da qualidade do emprego, salários e protecção social”. Para o secretário-geral Arménio Carlos, “há que ter consciência que a maior parte do emprego que está a ser criado é precário e que a precariedade continua a ser uma antecâmara do desemprego”.

“Uma parte dos trabalhadores que agora foram contratados, daqui a poucos meses, quando terminar esta época de sazonalidade, corre o risco de voltar novamente ao desemprego ou de ser inserido em programas de estágios ou outros, precisamente para manipular as estatísticas do desemprego e para procurar dar a ideia que as coisas estão a melhorar”, acrescentou.

A taxa de desemprego manteve-se inalterada em Junho face a Maio, nos 12,4%, segundo a estimativa mensal divulgada pelo INE. "A estimativa provisória da taxa de desemprego para Junho de 2015 situa-se em 12,4%, mantendo-se inalterada em relação à estimativa definitiva obtida para Maio de 2015", refere o instituto. A estimativa provisória da população desempregada para Junho de 2015 foi de 636 mil pessoas, enquanto a estimativa provisória da população empregada foi de 4,492 milhões de pessoas, mantendo-se ambas "praticamente inalteradas" em relação ao mês anterior.