Dilma Rousseff inaugura ponte que integra tecnologia portuguesa

Obra que conta com tecnologia da BERD tem um comprimento de 2,8 quilómetros.

Foto
Dilma encontra-se com Obama na cimeira do G20

A ponte construída em Laguna, no Brasil, tem o tamanho notável de 2,8 quilómetros de comprimento, é a primeira ponte atirantada em curva do país.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A ponte construída em Laguna, no Brasil, tem o tamanho notável de 2,8 quilómetros de comprimento, é a primeira ponte atirantada em curva do país.

A tecnologia da empresa portuguesa permitiu acelerar a construção.A lançadeira usada nesta ponte, criada pela BERD, está dotada do sistema OPS, que permitiu efectuar a construção dos 40 vãos correntes de 50 metros, vão a vão em ciclos de 4 dias, através do método de aduelas pré-fabricadas, tendo mesmo atingido ciclos de 3,5 dias.

segundo a empresa, beneficiou uma vez que, com a lançadeira nacional integrada foi permitido efectuar a construção dos quarenta vãos correntes de cinquenta metros da ponte, através do método de aduelas pré-fabricadas.

Em comunicado, o CEO da BERD, Pedro Pacheco, afirma que “a ponte de Laguna BERD foi um desafio conjunto com o Consórcio Ponte de Laguna, no mercado brasileiro com um enorme potencial ao nível de obras públicas e pontes.”

Pedro Pacheco realça que o resultado é gratificante para a empresa de tecnologia portuguesa e afirma que as expectativas foram ultrapassadas “com trabalho de elevada qualidade e competência, superando os prazos de execução inicialmente previstos”.  

Em 2013, a empresa portuguesa foi vencedora, pelo segundo ano consecutivo, do prémio Top Exporta do Banco Santander Totta, que distingue as empresas nacionais com melhor desempenho na área das exportações. No ano passado, a BERD foi distinguida com uma menção honrosa pla Cotec.

Em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a BERD vai lançar, em 2017, o Prémio Mundial de Inovação em Engenharia de Pontes (BERD-FEUP WIBE 2017).   

Notícia editada por Luciano Alvarez