Google lança plataforma de apoio a jornalistas

O News Lab pretende ajudar os repórteres a utilizar as ferramentas do Google para enriquecer os seus artigos e distribui-los online.

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Miguel Madeira

"Oferecemos muitas ferramentas que podem ser usadas nas redacções de reportagens e na escrita de artigos", conta o director do News Lab, Steve Grove, à AFP, dando como exemplo a possibilidade dos repórteres poderem recorrer ao Google Maps ou ao Fusion Tables, que agrega dados demográficos, para os seus trabalhos, sendo que o podem fazer em qualquer parte do mundo.

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"Oferecemos muitas ferramentas que podem ser usadas nas redacções de reportagens e na escrita de artigos", conta o director do News Lab, Steve Grove, à AFP, dando como exemplo a possibilidade dos repórteres poderem recorrer ao Google Maps ou ao Fusion Tables, que agrega dados demográficos, para os seus trabalhos, sendo que o podem fazer em qualquer parte do mundo.

Através da plataforma online, os jornalistas podem ter acesso a formação para saber pesquisar dados ou saber mais sobre técnicas de reportagem.

Num post no seu blogue, o Google explica que este é mais um passo seu para a “inovação na intersecção da tecnologia e dos media”. “A nossa missão é colaborar com jornalistas e empreendedores para ajudar a construir o futuro dos media”.

A plataforma vai contribuir de várias formas. Dando acesso às ferramentas do Google a partir de qualquer ponto do mundo, colocando à disposição dos jornalistas conjuntos de dados e programas desenhados para criar algumas das maiores oportunidades que existem hoje na indústria de media.

No caso das ferramentas, os repórteres podem contar, por exemplo, com o Google Maps, Earth ou Search, ou com o YouTube ou Fusion Tables. Os utilizadores podem aceder a tutoriais sobre estes produtos, quer em suporte texto quer em vídeo, bem como a exemplos de como estas ferramentas são já exploradas em alguns órgãos de comunicação social.

Os jornalistas podem ainda recorrer ao Google Trends, recentemente actualizado, para fornecer dados em tempo real, e a programas focados no futuro dos media. Aqui, o Google vai trabalhar com parceiros para ajudar à criação de mais startups ligadas à comunicação social no mercado.

Outros dos objectivos do News Lab são as notícias geradas pelos cidadãos. “Agora que a tecnologia móvel permite que qualquer pessoa possa ser um repórter, queremos fazer a nossa parte para garantir que o conteúdo das notícias gerado pelos utilizadores é uma força positiva e uma mudança nos meios de comunicação”, escreve o Google.

Nesse âmbito, o Google lançou três novos projectos. O NewsWire YouTube, um canal onde serão partilhados os vídeos com maior interesse jornalístico do dia. O NewsWire funciona como um feed de vídeos de testemunhas oculares de situações que possam interessar aos jornalistas e que serão verificados para depois serem incorporados no canal.

Além do Newswire, o Google lança outras duas iniciativas também relacionadas com vídeos amadores de testemunho, o WITNESS Media Lab, para garantir que as imagens captadas pelos cidadãos possa servir como uma ferramenta pelos direitos humanos; e o First Draft Coalition, onde um grupo de pioneiros em media sociais terão como função formar os jornalistas sobre como devem ser analisados os vídeos amadores e usados tendo em conta questões éticas.

O News Lab vai ter equipas a trabalhar em conjunto com os jornalistas a partir do Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, numa fase inicial, e vai continuar a desenvolver o projecto Digital News Initiative, no qual o Google estabeleceu parcerias com alguns dos principais editores de media europeus. “Através da Digital News Initiative, o Google irá trabalhar lado a lado com editores de notícias e organizações de jornalismo para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o sector da produção de notícias. Isto é apenas o início e lançamos o repto para que outras pessoas se juntem a nós”, sustentou o presidente para as relações estratégicas do Google na Europa, Carlo D’Asaro Biondo, em Abril último, quando a parceria foi anunciada.