Bolsas europeias em baixa, preocupadas com ausência de acordo na Grécia

Varufakis diz que as negociações entre Atenas e os credores deverão começar a partir do zero na quinta-feira.

Foto
Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego.

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 1,28%, para 3.458,01 pontos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a cair 1,28%, para 3.458,01 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em baixa, a recuarem 0,66%, 1,07% e 1,34%, respectivamente, enquanto as de Madrid e Milão estavam a cair 1,32% e 1,30%.

Depois de ter aberto em baixa, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 9h15, o principal índice, o PSI20, estava a perder 1,57%, para 5.670,45 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em baixa na sexta-feira, com o Dow Jones a cair 0,78%, para 17.898,84 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o actual máximo de sempre desde que foi criado.

A semana começa sem acordo entre a Grécia e os credores internacionais. Atenas diz que o Fundo Monetário Internacional e a União Europeia insistem num acordo "irracional", mas o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker acredita num entendimento até ao fim do mês.

Já nesta segunda-feira, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, declarou estar disposto a “esperar pacientemente” até que as instituições tenham uma posição “realista”. E segundo o ministro das Finanças grego, Yanis Varufakis, as negociações entre Atenas e os credores internacionais deverão começar a partir do zero na quinta-feira.

Entretanto, o BCE deverá decidir na quarta-feira se altera ou não o limite da assistência de liquidez de emergência à qual os bancos gregos podem aceder através do Banco da Grécia e se continua a aceitar sem desconto os activos que servem como garantia das principais entidades gregas.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje estável no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1196 dólares, contra 1,1296 dólares no fecho de sexta-feira. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1220 dólares.