Nova parceria leva PÚBLICO a universo de 50 milhões de leitores

No ano em que completa 25 anos, o jornal passa a ter uma edição online especial para o Brasil.

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O aspecto da homepage do site especial do PÚBLICO para o Brasil DR

A edição especial online do PÚBLICO para o Brasil terá uma selecção de artigos com particular interesse para os leitores brasileiros, mantendo a ortografia portuguesa. Actualmente, 7% a 10% do tráfego do site do PÚBLICO vem do Brasil. O objectivo da parceria com o UOL é aumentar o número de brasileiros que lêem o PÚBLICO. A edição brasileira será da responsabilidade dos jornalistas Hugo Torres, gestor de comunidades e redes sociais, em Lisboa, e Andréia Azevedo Soares, editora do P3, no Porto.

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A edição especial online do PÚBLICO para o Brasil terá uma selecção de artigos com particular interesse para os leitores brasileiros, mantendo a ortografia portuguesa. Actualmente, 7% a 10% do tráfego do site do PÚBLICO vem do Brasil. O objectivo da parceria com o UOL é aumentar o número de brasileiros que lêem o PÚBLICO. A edição brasileira será da responsabilidade dos jornalistas Hugo Torres, gestor de comunidades e redes sociais, em Lisboa, e Andréia Azevedo Soares, editora do P3, no Porto.

“O Brasil é uma das prioridades do PÚBLICO e este é um importante passo na nossa estratégia de expansão, um trabalho que começou há mais de um ano”, disse Simone Duarte, directora adjunta do jornal com o pelouro da internacionalização. “Em 2014 escolhemos o Brasil como principal tema editorial, enviámos dez jornalistas ao país, publicámos artigos e reportagens especiais de Março a Dezembro e tivemos Adriana Calcanhotto como directora por um dia na edição de aniversário. O mercado brasileiro é uma grande aposta.”

PÚBLICO no Brasil
O PÚBLICO está presente no Brasil de diversas formas. No Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo, o jornal realiza, juntamente com O Globo, o maior evento de vinhos para consumidores da cidade. Um suplemento especial sobre vinhos com uma tiragem de 200 mil exemplares é editado pelo jornalista Manuel Carvalho, com artigos de Alexandra Prado Coelho e dos críticos Rui Falcão e Pedro Garcias. Devido ao sucesso da primeira edição (2014), o Vinhos de Portugal no Rio 2015 irá realizar-se num espaço maior, o Jockey Club Brasileiro, de 22 a 24 de Maio. 

Em São Paulo, em Novembro de 2014, o PÚBLICO lançou, em parceria com a Livraria Cultura, uma versão mensal do Ípsilon. Esta edição brasileira do suplemento de cultura é distribuída gratuitamente com a Revista da Cultura nas 19 lojas da rede em dez cidades do país. No âmbito da publicação do Ípsilon no Brasil, o jornal e a Livraria Cultura realizam "Minha Língua, Minha Pátria", uma semana dedicada à literatura portuguesa e brasileira, de 10 a 15 de Abril. Participam autores como Carlos Reis, Gonçalo M. Tavares, Adriana Calcanhotto, Alexandra Lucas Coelho, Gregorio Duvivier e Matilde Campilho.

Agora com a parceria com o UOL, os brasileiros terão acesso mais rápido e mais fácil aos conteúdos do PÚBLICO, incluindo os projectos especiais. Nos últimos anos, a versão digital do jornal ganhou mais de 20 prémios europeus. Em 2013, recebeu o European Newspaper Award. Foi a primeira vez que a organização alemã, que premeia jornais impressos europeus, deu uma distinção a um site. Recebeu também o Prémio ÑH (SND) de site com o melhor design da Península Ibérica.