Ciberataque rouba mais de 100 bancos de 30 países

Os hackers concentraram-se, sobretudo, em bancos da Rússia, mas milhões de dólares foram também retirados de bancos do Japão, da Holanda, da Suíça e dos Estados Unidos.

Foto
O dinheiro era levantado em pequenas quantias para afastar qualquer suspeita Nuno Ferreira Santos

Segundo a notícia, o ataque envolveu software maligno, que permitiu aos piratas informáticos terem acesso, durante muito tempo, aos sistemas bancários.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo a notícia, o ataque envolveu software maligno, que permitiu aos piratas informáticos terem acesso, durante muito tempo, aos sistemas bancários.

Os hackers concentraram-se, sobretudo, em bancos da Rússia, mas milhões de dólares foram também retirados de bancos do Japão, da Holanda, da Suíça e dos Estados Unidos, de acordo com um relatório da empresa russa Kaspersky Lab.

O documento, citado pelo The New York Times, refere que pelo menos 300 milhões de dólares (263 milhões de euros) foram roubados de clientes, mas admite que o montante possa ser o triplo.

A rede de piratas informáticos, que inclui russos e chineses, conseguia forçar as máquinas multibanco a darem dinheiro a horas específicas e em locais onde podia recolhê-lo ou transferi-lo para contas bancárias em várias partes do mundo, em pequenas quantias para afastar qualquer suspeita.

O jornal nova-iorquino adianta que a Kaspersky Lab não indica os nomes dos bancos afectados por causa de acordos de confidencialidade de informação.