O cante do Alentejo já é património mundial e UNESCO chamou-lhe "exemplar"

Cinco minutos foi o tempo necessário para a UNESCO aprovar, esta manhã em Paris, a inscrição do cante alentejano na lista representativa do património cultural imaterial da humanidade. Paris ouviu os homens de Serpa.

Fotogaleria

Portugal foi convidado a “intervir para partilhar a sua alegria” e 21 membros do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, todos homens, surgiram em palco nos seus trajos rurais, chapéus pretos e cajados, e cantaram , durante breves minutos, a canção Alentejo, Alentejo. Telemóveis e tablets despontaram um pouco por toda a grande sala da UNESCO, para registar o momento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Portugal foi convidado a “intervir para partilhar a sua alegria” e 21 membros do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, todos homens, surgiram em palco nos seus trajos rurais, chapéus pretos e cajados, e cantaram , durante breves minutos, a canção Alentejo, Alentejo. Telemóveis e tablets despontaram um pouco por toda a grande sala da UNESCO, para registar o momento.

O cante é a terceira nomeação portuguesa a ser consagrada internacionalmente pela UNESCO, depois do fado em 2011, e da dieta mediterrânica em 2013 (uma candidatura apresentada em conjunto com Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia). A lista representativa do património cultural imaterial da humanidade existe desde 2008 e nesta reunião os delegados têm de analisar 46 candidaturas

“É de salientar a importância destas duas candidaturas, a do fado e esta”, disse ao PÚBLICO o cantor Vitorino, presente na sede da UNESCO, em Paris. “O fado é muito solitário e individual. O cante é uma expressão colectiva – ele implica entre 18 e 30 vozes. É inclusiva. É muito atenta ao movimento social.” O cantor, que tem inscrito o cante no seu trabalho musical, acredita que o reconhecimento do mesmo como património da humanidade “vai eternizá-lo”.

O vídeo da candidatura portuguesa que está no site da UNESCO

Para os responsáveis pela candidatura, a aprovação da UNESCO significa o culminar de 15 anos de trabalho. A representação portuguesa presente na sala da UNESCO abraçou-se emocionada e congratulou-se mutuamente no momento da decisão. O secretário de Estado da Cultura não veio a Paris – em sua representação esteve Ana Paula Amendoeira, directora regional de cultura do Alentejo – mas ligou poucos minutos depois para felicitar Paulo Lima, o director da Casa do Cante de Serpa e coordenador da candidatura.

A delegação portuguesa estava bastante optimista relativamente à decisão da UNESCO. Ainda assim, como disse Paulo Lima ao PÚBLICO depois de ouvir o anúncio na sala da UNESCO, “uma coisa é imaginar, outra coisa é acontecer. E aconteceu”. “Isto é a súmula do amor que no Alentejo existe pelo cante”, concluiu o antropólogo.

Na sua intervenção, o comité intergovernamental da UNESCO notou, de forma positiva, que os membros da comunidade e os grupos que praticam o cante coral alentejano estiveram envolvidos na candidatura. E salientou ainda que este canto "feito para aproximar as pessoas" reflecte muitos dos valores que regem este órgão das Nações Unidas, sendo "uma referência de paz e serenidade", de "solidaridade e fraternidade".

Brasil emocionado

Chegou a pensar-se que a decisão da UNESCO poderia ser anunciada na quarta-feira à tarde, mas a discussão de algumas candidaturas mais problemáticas atrasou o processo e Portugal teve de esperar até quinta-feira de manhã pela sua vez. A avaliação é feita por ordem alfabética dos países candidatos, de A a Z.

O embaixador português em França, José Filipe Moraes Cabral, agradeceu a adopção da proposta, sublinhando que o cante alentejano é “um elemento identitário e de coesão social importante”, e anunciou o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, que viajou até Paris de autocarro para actuar brevemente na UNESCO.

Não houve quaisquer objecções à nomeação portuguesa, e só o Brasil – que viu a roda de capoeira integrar a mesma lista no dia anterior – pediu a palavra para felicitar brevemente a inclusão do cante. “Temos apreço pela nossa herança portuguesa e estamos tão emocionados quanto os portugueses”, disse a delegada brasileira.

Eram 11h17 em Paris (10h17 em Portugal) quando a inscrição do cante alentejano na lista do património cultural imaterial foi aprovada e formalizada – depois de nove outras candidaturas.

A candidatura do cante a património imaterial da UNESCO teve como promotores a Câmara Municipal de Serpa e a Entidade Regional de Turismo/ Agência de Promoção do Alentejo. Independentemente da decisão que fosse tomada pela UNESCO, a candidatura criou uma dinâmica regional e local que trouxe uma vitalidade ao cante, com o aparecimento de novos grupos, muitos deles compostos por jovens, e uma visibilidade mediática inédita. Existem actualmente mais de 150 grupos de cante no Alentejo.

O património imaterial é uma designação que abrange tradições, conhecimentos, práticas e representações que constituem a matriz identitária de uma comunidade ou grupo e asseguram a diversidade cultural dos países num contexto de crescente globalização. Ela inclui tradições e expressões orais, artes performativas, rituais sociais e festas ou práticas artesanais. Este ano, além do cante alentejano e da capoeira, também a tradição da sauna na Estónia e o fabrico artesanal de papel tradicional japonês, entre outros, foram seleccionados pela UNESCO.

Nestes dias, o ambiente no interior da sede desta organização internacional é sui generis. Aborígenes africanos e índios venezuelanos com toucados de penas cruzam-se com homens de fato e gravata nos corredores. “Aqui na UNESCO a gente não vê loiros, já reparou?”, nota Vitorino. “É uma reserva de culturas do mundo. Isso é muito interessante. É como uma reserva de vinho.”