Metade da população mundial vai estar online em 2018

Estudo da eMarketer coloca países como a Índia ou o México a aumentar drasticamente o número de utilizadores.

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Em 2018, três quartos dos utilizadores online de todo o mundo vão ser chineses AFP

Os números e as estimativas são avançados pela empresa de análise eMarketer, que fixa acima dos três mil milhões de pessoas as que estarão online já em 2015, o que representa um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. Ou seja, 42,4% da população do mundo terá acesso à Internet.

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Os números e as estimativas são avançados pela empresa de análise eMarketer, que fixa acima dos três mil milhões de pessoas as que estarão online já em 2015, o que representa um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. Ou seja, 42,4% da população do mundo terá acesso à Internet.

Com base na análise da realidade actual em 41 países, incluindo pela primeira vez alguns do Médio Oriente e África, a eMarketer antecipa o que deverá vir a acontecer com algumas nações. Assim, até ao final deste ano, o Brasil vai ultrapassar o Japão e assumir-se como o quarto país com a maior população de utilizadores de Internet do mundo.

No próximo ano, o México vai colocar-se na oitava posição, até então ocupada pela Alemanha. Em 2016, a Índia vai fazer sombra aos Estados Unidos com os seus mais de 283 milhões de internautas e alcançar o segundo lugar. Dentro de três anos, a Indonésia vai entrar na lista dos cincos maiores, ultrapassando o Japão. Para 2018 é esperado que a China, líder destacado, detenha três quartos dos utilizadores online de todo o mundo.

Os números arrasadores atribuídos a países asiáticos podem ser explicados com a crescente comercialização de aparelhos móveis low-cost e o aumento das ligações à rede web em países com recursos económicos mais baixos. "Telemóveis e ligações de banda larga móvel baratos estão a permitir o acesso e uso da Internet em países onde a Internet fixa tem estado fora do alcance dos consumidores, seja devido à falta de infra-estruturas ou acessibilidades”, explica a analista da eMarketer Monica Peart, num comunicado.

Para Peart, "enquanto os mercados altamente desenvolvidos estão quase saturados em termos de utilizadores de Internet, há espaço significativo para o crescimento de mercados emergentes”. A analista dá como exemplo a Índia e a Indonésia, que “vão ver ambas o crescimento para dois dígitos em cada ano, entre agora e 2018”.

A análise da eMarketer não cita dados de Portugal, mas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no ano passado, a Internet chegava a 62% das famílias portuguesas.