Sonae já exporta marcas próprias para dez mercados

Nos últimos nove meses, a empresa duplicou o número de geografias para onde exporta

Foto
Marca Continente está a ser exportada para novos mercados Daniel Rocha

Em comunicado, a Sonae MC diz que “o volume de exportações aumentou significativamente face ao mesmo período do ano anterior”. Questionada pelo PÚBLICO quantos aos valores concretos, fonte oficial não detalha, admitindo que o contributo da actividade “wholesale internacional” (ou seja venda grossista) para o volume de negócios da Sonae MC ainda é “marginal”, já que está ainda “numa fase inicial”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em comunicado, a Sonae MC diz que “o volume de exportações aumentou significativamente face ao mesmo período do ano anterior”. Questionada pelo PÚBLICO quantos aos valores concretos, fonte oficial não detalha, admitindo que o contributo da actividade “wholesale internacional” (ou seja venda grossista) para o volume de negócios da Sonae MC ainda é “marginal”, já que está ainda “numa fase inicial”.

A exportação das marcas próprias, como o Continente, Continente Gourmet, É Continente, Área Viva, Contemporal ou Kasa, arrancou em 2013. No mercado nacional, a marca própria Continente representou, entre Janeiro e Setembro, 30% do volume de negócios da Sonae MC nas categorias de bens de grande consumo (inclui não só produtos alimentares, como de higiene e limpeza do lar, por exemplo). A empresa do grupo Sonae teve receitas totais de 2537 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

Em termos gerais, as marcas da distribuição – antes denominadas de marcas brancas - pesam 36,2% nas vendas do retalho alimentar, de acordo com os dados relativos ao primeiro semestre da Associação Portuguesa das Empresas de Grande Distribuição.

“Esta nossa aposta na internacionalização através da exportação está a contribuir para o desenvolvimento da produção nacional, já que uma parte significativa dos produtos é produzida em Portugal, permitindo potenciar a criação de valor para a economia nacional””, diz Luís Moutinho, presidente executivo da Sonae MC, num comunicado da empresa.<_o3a_p>

 

<_o3a_p>