Seguro diz que Costa já se via à janela de São Bento, a olhar para Belém, com um pé na câmara e outro no Rato

Foto
Seguro saiu vencedor nas federativas Daniel Rocha

Num jantar comício da sua candidatura às eleições primárias do PS no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, na segunda-feira à noite, Seguro fez um discurso em que levantou por diversas vezes a plateia, sobretudo quando fez uma distinção entre os lisboetas trabalhadores e a "corte do Terreiro do Paço" e quando garantiu que "desta vez é a sério pela mudança, contra os interesses instalados".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Num jantar comício da sua candidatura às eleições primárias do PS no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, na segunda-feira à noite, Seguro fez um discurso em que levantou por diversas vezes a plateia, sobretudo quando fez uma distinção entre os lisboetas trabalhadores e a "corte do Terreiro do Paço" e quando garantiu que "desta vez é a sério pela mudança, contra os interesses instalados".

"Estão aqui mais de mil respostas ao nosso adversário, que já fala em vitória antes do tempo. Que já se via à janela de São Bento a olhar para Belém, mas com um pé na Câmara de Lisboa e outro no Largo do Rato", apontou com ironia Seguro, contrapondo que em democracia "não há vitórias antecipadas", porque "é o povo que decide quem ganha". "E nós vamos ganhar", disse.

António José Seguro criticou depois a "corte do Terreiro do Paço", mas rejeitando que alguma vez tenha criticado os trabalhadores lisboetas. "Nós criticamos a corte que se instalou no Terreiro do Paço e que vive à sombra dos orçamentos, mas nunca os trabalhadores, os funcionários públicos, os comerciantes e os empresários de Lisboa, porque esse é o povo que está ao nosso lado. A essa corte digo com clareza que nada ficará na mesma e que não serão os mesmos a pôr e dispor, como e quando lhes apetece. Desta vez é para mudar, é a sério, é para fazermos uma fronteira entre a política e os negócios", declarou, recebendo uma prolongada ovação.

João Soares elogia Seguro por ser contra o “centrão dos negócios”

Quem conhece bem Lisboa e se colocou ao lado de Seguro foi João Soares, que afirmou que o actual líder do PS tem contra si um preconceito aristocrático" e que incomoda porque é contra o "centrão dos negócios”.

Num discurso muito aplaudido, João Soares referiu que a proposta do secretário-geral do PS para reforçar as incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e para separar política e negócios "incomoda" alguns socialistas. "Por alguma razão, tantos daqueles que infelizmente conhecemos que estão envolvidos em negócios (alguns deles bem vultuosos) encontram-se entre aqueles que se nos opõem. Há de facto, temos de reconhecer - e eles têm de reconhecer - um centrão dos negócios em Portugal. É contra esse centrão dos negócios que António José Seguro avança", declarou o filho do antigo Presidente da República Mário Soares.

João Soares considerou que António Costa "cometeu uma profunda deslealdade" ao abrir uma crise interna após duas vitórias eleitorais do PS e que violou "o pacto de Coimbra", compromisso que assinara com o secretário-geral em 2012.

E disse ainda que há no PS "um preconceito aristocrático contra António José Seguro" e os seus apoiantes, que elementos ligados a Costa colocaram em marcha uma "campanha vil" contra a mulher de Seguro [Margarida Maldonado de Freitas] e que Costa "encolheu-se quando podia ter-se candidato à liderança do PS em 2011, alegando que a sua vocação era ser presidente da Câmara de Lisboa".

Também a eurodeputada socialista Ana Gomes salientou que o secretário-geral do PS já deu provas de lutar contra os interesses instalados, dando como exemplos "o combate à promiscuidade entre política e negócios" e a lista socialista paritária que constituiu nas eleições para o Parlamento Europeu.

Já o mandatário nacional da candidatura de Seguro, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, considerou o secretário-geral do PS "um grande líder político, que ao longo dos últimos três anos enfrentou uma coligação de direita PSD/CDS, um presidente da Comissão Europeia e uma coligação de comentadores televisivos apostados em promover o Governo e os adversários do partido".

"Seguro conseguiu o melhor resultado de sempre do PS nas eleições autárquicas e alcançou um grande triunfo em circunstâncias difíceis nas últimas europeias. Foi uma vitória dos que se mobilizaram e não daqueles que se acomodaram no colo da Dona Inércia. O golpe palaciano do camarada António Costa no dia seguinte às europeias não se faz em democracia", acrescentou.