Pouco mais de 26% de eleitores portugueses votaram até às 16h

Até às 16h votaram 26,31% eleitores em Portugal, segundo os dados relativos à afluência às urnas divulgados pela Direcção-Geral da Administração Interna.

Foto
Uma maioria dos europeus considera que a União Europeia é boa para a economia dos seus respectivos países PHILIPPE HUGUEN/AFP

Até às 12h tinham votado 12,14% de eleitores em Portugal e quanto aos eleitores comunitários não nacionais, à mesma hora a afluência tinha sido de 2,55%.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Até às 12h tinham votado 12,14% de eleitores em Portugal e quanto aos eleitores comunitários não nacionais, à mesma hora a afluência tinha sido de 2,55%.

Nas últimas eleições europeias, disputadas a 7 de Junho de 2009, a afluência às urnas até às 16h tinha sido de 26,8%.

A divulgação dos resultados provisórios das eleições de deste domingo será conhecida a partir das 22h, depois da hora de fecho das urnas em Itália, uma vez que a abertura do escrutínio decorre simultaneamente em todos os países de eleições da UE.

Perto de 9,7 milhões de eleitores são chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

No total, concorrem 16 listas, mais três do que nas europeias de 2009.

Nas eleições realizadas há cinco anos, o PSD, que agora concorre coligado com o CDS-PP, elegeu oito eurodeputados, enquanto o PS conseguiu conquistar sete lugares no Parlamento Europeu.

O BE foi a terceira força política mais votada, elegendo três eurodeputados, e o CDS-PP elegeu dois, tal como a CDU.

No total, serão eleitos 751 eurodeputados pelos 28 Estados-membros da União Europeia, que representarão cerca de 500 milhões de cidadãos da UE nos próximos cinco anos.