Salas de cinema perdem mais de 170 mil espectadores no primeiro trimestre de 2014

Foto
De Janeiro a Março, 2,7 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal Paulo Pimenta

Segundo os dados estatísticos, de Janeiro a Março, as salas de cinema registaram 14,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira e 2,7 milhões de espectadores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo os dados estatísticos, de Janeiro a Março, as salas de cinema registaram 14,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira e 2,7 milhões de espectadores.

Destes 2.737.706 espectadores, mais de metade (1,5 milhões) viu cinema em salas exploradas pela exibidora Zon Lusomundo Cinemas (que opera em 209 salas).

Dos 14,1 milhões de euros de receita, 8,4 milhões de euros foram facturados por esta empresa, líder de exibição de cinema em Portugal, representando 59,2 por cento do mercado total.

Segundo as receitas de bilheteira, a segunda maior exibidora é a UCI (cerca de dois milhões de euros de bilheteira) e a terceira é a brasileira Orient Cinemplace (um milhão de euros), que opera no mercado português desde 2013, depois de ter reaberto 60 salas de cinema, grande parte nos centros comerciais Sonae Sierra.

Eclipse em Portugal, de Alexandre Cebrian Valente e Edgar Alberto, foi o filme português mais visto entre Janeiro e Março com 11.743 espectadores e cerca de 60 mil euros de receita de bilheteira.