Diego Herrera vence 16.º PortoCartoon com Plastic Bottles

O festival, este ano dedicado ao tema Água Viva/Terra Viva, incluiu dois prémios especiais de caricatura, respectivamente dedicados a Mandela e Álvaro Siza.

Fotogaleria

Herrera, nascido em 1961 - e que também usa o nome artístico Yayo -, desenhou um marinheiro a navegar num mar alto de garrafas de plástico - invólucros vazios de água comercializada -, tendo por único companheiro, um peixinho vermelho num aquário.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Herrera, nascido em 1961 - e que também usa o nome artístico Yayo -, desenhou um marinheiro a navegar num mar alto de garrafas de plástico - invólucros vazios de água comercializada -, tendo por único companheiro, um peixinho vermelho num aquário.

O segundo prémio foi atribuído a Waterfall [queda de água] de Sunnenberg Constantin, da Bélgica, pela representação de uma cascata em que a água é um código de barras, sobressaindo a crítica ao aspecto mercantil. Em terceiro lugar ficaram Water Prize, de Halit Kurtulmus (Turquia), e Living Earth, de Jerzy Gluszek (Polónia).

O tema deste XVI PortoCartoon, explica o director do Museu de Imprensa, Humberto Marcos, partiu do Manifesto da Água: Por Um Contrato Mundial, da autoria de Riccardo Petrella, um italiano radicado na Bélgica que tem defendido modos de garantir que todos tenham acesso à água, entendida como um bem público mundial, e que esta seja gerida de forma solidária e sustentada.

"Convocaram-se os cartoonistas para reflectir sobre a defesa da água como um bem que não deve ser privatizado e mercantilizado”, disse Humberto Marcos, observando que “o humor é uma arma poderosa de reflexão”.

Foram, ainda, atribuídas 28 menções honrosas e dois prémios especiais de caricatura, um dedicado a Nelson Mandela, descrito como "a figura da liberdade", e outro a Siza Vieira, "por ser uma grande figura da arquitectura mundial”. O caricaturista alemão de origem peruana Ivan Prado, o português António Santos (Portugal) e o iraniano Alireza Pakdel venceram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares da caricatura especial dedicada a Siza.

Omar Turcios (Espanha) e Paulo José Barbosa Pinto (Portugal) conquistaram o segundo e terceiro prémios da caricatura especial dedicada a Mandela, enquanto a dupla portuguesa André Carrilho e Luís Lázaro conquistou o primeiro lugar ao caracterizar o antigo presidente da África do Sul a segurar uma pomba branca feita em arame farpado.

A organização destacou a candidatura de muitos portugueses neste PortoCartoon – World Festival. Portugal foi, aliás, atrás do Irão, o segundo país mais representado (num total de 70).

Ao todo, foram a concurso quase dois mil trabalhos de cinco centenas de caricaturistas. E para exposição seguirão 600 cartoons, um número que reflecte "a crescente qualidade dos trabalhos". "Noto desenhos mais audaciosos e inteligentes: os artistas revelaram muita sinceridade na abordagem ao tema”, disse o presidente do júri, Georges Wolinski, que considerou “apaixonante” a tarefa de escolher os melhores.

Os trabalhos estarão expostos de 23 de Junho a 30 de Dezembro no Museu Nacional da Imprensa. Nos dias 21 e 22 de Junho decorrerá, na Avenida dos Aliados, no Porto, a Grande Festa da Caricatura.