Irmãs de Basquiat processam a Christie’s por leiloar obras possivelmente falsas

As peças já foram retiradas de venda e a sua origem vai ser investigada.

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As duas herdeiras, e que no meio artístico são conhecidas por serem escrupulosas com o legado de Basquiat e muito activas na protecção do seu trabalho, garantem que nunca foram consultadas pela Christie’s, assim como nunca chegaram a ver o catálogo do leilão, que estava marcado para esta quarta-feira à noite mas que acabou cancelado pela leiloeira para que se possa rever a autenticidade das obras.

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As duas herdeiras, e que no meio artístico são conhecidas por serem escrupulosas com o legado de Basquiat e muito activas na protecção do seu trabalho, garantem que nunca foram consultadas pela Christie’s, assim como nunca chegaram a ver o catálogo do leilão, que estava marcado para esta quarta-feira à noite mas que acabou cancelado pela leiloeira para que se possa rever a autenticidade das obras.

“A Christie’s sabe ou tem razões para acreditar que muitos dos objectos que ali aparecem são de uma autenticidade questionável”, apontam as irmãs, que pedem em tribunal uma indemnização de um milhão de dólares (cerca de 720 mil euros). Jeanine Basquiat Herivaux e Lisane Basquiat defendem que muitas das peças do leilão, algumas delas nunca antes vistas, não são de facto verdadeiras e dão como exemplo algumas obras escritas, nas quais qualquer “pessoa comum” pode ver que foram feitas por indivíduos diferentes.

Do leilão da Christie’s faziam parte cerca de 40 obras de Basquiat, que pertencem à colecção de Alexis Adler, com quem o artista viveu em Nova Iorque entre 1979 e 1980. Alexis Adler diz que Basquiat lhe deixou várias obras, depois de se terem separado. Além de pinturas, a leiloeira levava à praça poemas, cadernos de notas e colagens.

Destas quatro dezenas de obras, segundo o advogado das irmãs, só seis é que foram reconhecidas como verdadeiras pelo comité de autenticação do espólio do artista, tendo uma outra peça chumbado neste reconhecimento. Todas as outras obras, nunca chegaram a ser mostradas ao comité. Entre as obras autenticadas está uma porta do apartamento de Nova Iorque com a frase: Famous Negro Athletes, com a qual a Christie’s estimava arrecadar cerca de um milhão de dólares (720 mil euros).

As duas irmãs garantem que a Christie’s tinha esta informação, acusando a leiloeira de mentir no catálogo, quando escreve erradamente que as responsáveis pelo legado do artista deram luz verde à venda, autenticando todas as obras.  

Ao The Wall Street Journal, a leiloeira adiantou que as peças já foram retiradas de venda e que todo este caso será investigado.