U. Texas abre inscrições para curso online gratuito

O "Knight Center for Journalism in the Americas", nos EUA, abriu inscrições para um curso online gratuito sobre "Redes sociais para jornalistas". No entanto, nem só jornalistas podem participar

Foto
O curso decorre de 3 de Fevereiro a 9 de Março European Parliament/Flickr

"Repórteres e editores têm-se debatido sobre como lidar com o fenómeno das redes sociais. Agora têm uma oportunidade para aprender com um equipa de especialistas que lecionarão o próximo 'Massive Open Online Course' (MOOC) do Knight Center for Journalism in the Americas, 'Redes sociais para jornalistas: Os Fundamentos'".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Repórteres e editores têm-se debatido sobre como lidar com o fenómeno das redes sociais. Agora têm uma oportunidade para aprender com um equipa de especialistas que lecionarão o próximo 'Massive Open Online Course' (MOOC) do Knight Center for Journalism in the Americas, 'Redes sociais para jornalistas: Os Fundamentos'".

É desta forma que o novo curso online gratuito — MOOC — do "Knight Center for Journalism in the Americas", da Universidade do Texas, nos EUA, se apresenta. Na verdade, todos os ensinamentos que vão ser transmitidos aos participantes durante as cinco semanas do curso — decorre de 3 de Fevereiro a 9 de Março — não se destinam apenas a jornalistas, já que "qualquer pessoa no mundo com ligação à Internet está convidada" a inscrever-se.

Rosental Alves, director e fundador do "Knight Center" confirma-o: "Este vai ser um um curso muito útil, prático, não apenas para jornalistas, mas para qualquer um que quiser aprender mais sobre redes sociais". Ao longo das cinco semanas do MOOC, os participantes vão ser orientados, em cada uma, por um especialista na área que transmitirá os seus conhecimentos e deixará alguns desafios.

O primeiro a entrar em cena será Ryan Thornburg, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). Depois seguem-se Sharif Durhams, do "Milwaukee Journal Sentinel", Craig Silverman, do "Spundge" e do "Poynter", Daniel Victor, do "The New York Times", e Amanda Zamora, do "ProPublica".

Todos eles vão partilhar vídeos com tutoriais, documentos bibliográficos, exercícios e pequenos questionários com os "alunos", que, importa referir, podem "assistir" ou participar nestas aulas quando bem entenderem (durante o período em que o curso decorre), já que não haverá aulas "em directo". Além disso, importa repetir que o curso é gratuito, mas, se algum participante estiver interessado em ficar com um certificado de participação, poderá ter acesso ao mesmo a um custo de 30 dólares (cerca de 22 euros). Contudo, para isso, também terá de ter tido uma participação activa no MOOC, com o cumprimento da maior parte das tarefas propostas. Estas e outras questões podem ser esclarecidas aqui.