"Assassinos", gritaram cidadãos na Assembleia da República

Intervenção de Paulo Portas interrompida por protestos nas galerias, que foram imediatamente evacuadas.

Fotogaleria

“Assassinos, assassinos!”, foi a palavra de ordem gritada por cerca de 20 pessoas nas galerias reservadas aos cidadãos no Parlamento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Assassinos, assassinos!”, foi a palavra de ordem gritada por cerca de 20 pessoas nas galerias reservadas aos cidadãos no Parlamento.

Os manifestantes, que empunharam papéis a formar a palavra “Rua” e outros cartazes — com a inscrição “carrascos do povo”, por exemplo —, gritaram ainda que “está na hora de o Governo se ir embora” e “fascistas!”.

"Senhor vice-primeiro-ministro, peço desculpa por esta breve interrupção", disse a presidente da Assembleia da República, antes de mandar evacuar as galerias. A seguir, Assunção Esteves dirigiu-se aos manifestantes, dizendo: "Este é o vosso Parlamento."

"Senhora presidente, aqui reafirmo a minha convicção do direito ao protesto e a confiança na representação popular do povo português, em nome do qual cada um de nós aqui está”, retomou então Paulo Portas.

A retirada dos protestantes foi forçada pelos agentes da PSP presentes e os papéis prontamente rasgados e arrancados das suas mãos, embora alguns tenham caído ou sido arremessados para o hemiciclo, junto de vários deputados.

À porta da Assembleia da República, junto às escadarias, vários milhares de pessoas reuniram-se e protestaram também contra o executivo liderado por Passos Coelho e a sua proposta de orçamento, numa acção convocada pela CGTP.