À margem dos livros

A paixão pelo ensino, ou a Educação como foram habituados a concebê-la, esvaziou-se de esperança

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Cláudia Ribeiro/nFactos

Ela sempre foi o "Captain, my Captain" dos professores. Não é fácil — ou pelo menos, comum — querer ser professor para lá das aulas, mas o Português que ela ensina sempre foi muito além da gramática e dos poemas. Sabem aquelas anotações a lápis que se acumulam ao canto dos livros? Ela é o lápis que as escreve, sem medo de sujar os livros e de os fazer sentir lidos — e relidos — com aquele sabor a mãos que querem saber.

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Ela sempre foi o "Captain, my Captain" dos professores. Não é fácil — ou pelo menos, comum — querer ser professor para lá das aulas, mas o Português que ela ensina sempre foi muito além da gramática e dos poemas. Sabem aquelas anotações a lápis que se acumulam ao canto dos livros? Ela é o lápis que as escreve, sem medo de sujar os livros e de os fazer sentir lidos — e relidos — com aquele sabor a mãos que querem saber.

Sempre foi assim com os alunos. Fê-los — aos mais agnósticos da Literatura — gostar de Fernando Pessoa, perceber a essência das coisas de Vergílio Ferreira e fazer com que nenhum deles renegasse o Eça que há nos Maias e fosse um passinho além do “aborrecimento” de “ter que” ler um livro grosso. Hoje, os alunos dela são médicos, engenheiros e tantas outras coisas. Adultos, a caminhar para casamentos e filhos, mas que sorriem quando a reconhecem na rua. Ela ficou neles. Ficou neles para lá das aulas, porque lhes tocou na alma efervescente que estava em construção.

Hoje, Ela não tem muita vontade de ir para a escola. Sugaram-lhe a energia. Sente-se demasiado afunilada em burocracia, em relatórios, em formalismos que, na verdade, dão, sim, muito que fazer para lá das aulas. Não é fácil — ou pelo menos, comum —querer ser professor para lá das aulas, mas esse esforço só vale a pena quando essa dedicação atinge o alvo primeiro para que foi construída: os alunos.

Ela levanta a cabeça e vai, todos os dias, a caminho de se voltar a motivar. Ela nunca desistiu de se emocionar com o que ensina. Mas já não é só a idade que lhe tira força às pernas. É o sistema que a afunilou — a Ela e a tantos milhares como Ela — do propósito número um de ser professor. A paixão pelo ensino, ou a Educação como foram habituados a concebê-la, esvaziou-se de esperança. 20 alunos numa turma podem fazer o silêncio suficiente para compreenderem as anotações a lápis ao canto dos livros.

30 jovens numa sala são barulhentos a mais para atingirem a essência das coisas de Vergílio Ferreira ou para perceberem o Eça de Queirós que há nos Maias. 20 alunos numa turma, sem mais uma mão de exigências burocráticas para o professor, permitem que se pensem saídas à rua que lhes mostrem onde é que Sintra se encaixa nos "Maias" e que se programem teatros que façam entender Pessoa para lá das aulas. 30 alunos numa turma, a corrigir, por escrito, em testes que se fazem por extenso, não fazem sobrar muito tempo para escrever a lápis à margem dos livros.

Parece pouca a diferença de 20 para 30 alunos, não parece? Mas se aos 10 que existem nesta média de alunos que acrescem por turma juntarmos tudo o que se lhes pede para lá da sala de aula, sobra-lhes muito pouco tempo para que seja mais comum querer ser professor para lá das aulas. Ser professor para lá das aulas não é trabalhar em casa para lá da escola, é viver a profissão no "Carpe Diem" da esperança de tocar a alma efervescente de jovens que um dia vão saber porque é que aprenderam a gostar de Português.