Ardeu mais floresta neste Agosto do que em todo o ano de 2007 ou de 2008

Dados do Sistema Europeu de Informação mostram que este mês já arderam mais de 40 mil hectares de floresta. Dispositivo de combate no limite

Foto
Francisco Leong/AFP

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O valor é superior ao total destruído em 2007 e também em 2008. A sucessão e a duração dos incêndios dos últimos dias estão a deixar os combatentes exaustos e os responsáveis da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV) afirmam que o dispositivo de combate está no limite.

Prova disso foi o dia de domingo, que registou o mais elevado número de ignições de Agosto, 362 ocorrências, que foram resolvidas por quase 7500 combatentes, um número não muito distante dos 9337 elementos disponíveis na fase mais crítica dos fogos. Isto tendo em conta a necessidade de rotação dos operacionais.

Mais no PÚBLICO desta terça-feira e na edição online exclusiva para assinantes.