Real Madrid bate Chelsea por 3-1 e ganha Champions Cup com dois golos de Cristiano Ronaldo

Jogo marcado pela polémica entre Mourinho e avançado decorreu em Miami. "Disse 'verdadeiro Ronaldo' porque foi o primeiro", afirmou o treinador, que fala de "um filme montado em Madrid".

Fotogaleria

O defesa brasileiro Marcelo inaugurou o marcador a favor do Real Madrid, com um golo aos 14 minutos. O empate do Chelsea chegou dois minutos mais tarde por Ramires, que bateu o guarda-redes Iker Casillas. O internacional português Cristiano Ronaldo ditou o resultado final, ao marcar dois golos, aos 31 minutos, de livre directo, e 57, e garantir a vitória do Real Madrid.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O defesa brasileiro Marcelo inaugurou o marcador a favor do Real Madrid, com um golo aos 14 minutos. O empate do Chelsea chegou dois minutos mais tarde por Ramires, que bateu o guarda-redes Iker Casillas. O internacional português Cristiano Ronaldo ditou o resultado final, ao marcar dois golos, aos 31 minutos, de livre directo, e 57, e garantir a vitória do Real Madrid.

O clube espanhol dominou o torneio de pré-época Guiness International Champions Cup, que decorreu nos Estados Unidos, com triunfos de 3-1 frente ao Galaxy, 2-1 contra o Everton e 3-1 na final com o Chelsea.

O jogo foi apimentado pela troca de palavras que Mourinho e Cristiano Ronaldo mantiveram nos últimos dias, na qual o treinador se referiu ao jogador brasileiro Ronaldo – que, como adjunto, treinou no Barcelona – como  “o verdadeiro Ronaldo, não este”; e à resposta do futebolista:  "Não cuspo no prato em que como". Logo que o nome de José Mourinho foi anunciado nos altifalantes do Sun Life Stadium, em Miami, ouviu-se um enorme "buuu".

Esse pano de fundo levou o jornal espanhol El Mundo a escrever: "Ronaldo é verdadeiro". E o desportivo Marca, que se referiu ao Real como uma equipa "sobreexcitada" após as declarações de Mourinho, a dizer que: "Cristiano responde com golos".

"Cometemos falhas que temos de corrigir", disse Mourinho, que valorizou o jogo mas relativizou o resultado. "Não doi por ser um jogo amigável, se perdêssemos na Champions contra o Madrid seria diferente, nesta altura não me preocupa", disse, citado pelo jornal desportivo espanhol Marca.

Sobre o desempenho do avançado português do Real, disse que "Ronaldo marcou golos toda a vida, não é uma grande notícia que marque, mas tivemos falhas nos dois golos. No primeiro fizemos uma falta num sítio que é letal".

Mourinho evitou a polémica directa com o seu antigo jogador ao afirmar: "Não sei o que disse Cristiano Ronaldo, não é um problema meu, dou tudo pelo Chelsea, desejo o melhor para o Madrid, há lá muita gente de quem gosto, do presidente ao mais simples empregado, não tenho problemas em dizer que espero que ganhe a Liga".

Sobre as palavras de Ronaldo antes do jogo, afirmou: "Não é o meu filme, disse  'verdadeiro Ronaldo' porque foi o primeiro. Se me perguntares quem é o verdadeiro Muller, se Thomas Muller ou Gerd Muller, digo que é este último. Para mim é o primeiro porque é o mais antigo. É um filme que montaram em Madrid."

Comentando os festejos de Cristiano Ronaldo: "Alguns golos celebrámo-los juntos e é o que guardo na minha carreira, espero que celebre muitos na Liga e ajude o Madrid a ganhá-la".

O El Mundo notou que nem Cristiano Ronaldo nem o guarda-redes Iker Casillas, afastado da baliza do Real por Mourinho, na época passada, nem Sergio Ramos saudaram o antigo treinador.