A Amazon está a vender obras de arte

O Amazon Art arrancou esta terça-feira com mais de 40 mil obras de mais de 4500 autores.

Foto
A serigrafia "Van Heusen (Ronald Reagan)", de Andy Warhol, está à venda na Amazon por 850 mil dólares (639 mil euros) DR

São já mais de 40 mil obras de fotografia, desenho, pintura, gravura e impressões assinadas por mais de 4500 autores num projecto que funciona, essencialmente, da mesma forma que as restantes secções de venda da Amazon, excepto que em ligação directa com um leque inicial de 150 galerias e comerciantes de arte associados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

São já mais de 40 mil obras de fotografia, desenho, pintura, gravura e impressões assinadas por mais de 4500 autores num projecto que funciona, essencialmente, da mesma forma que as restantes secções de venda da Amazon, excepto que em ligação directa com um leque inicial de 150 galerias e comerciantes de arte associados.

No comunicado que esta terça-feira divulgou, a Amazon deu exemplo apenas de galerias norte-americanas, entre elas a Paddle 8, de Nova Iorque, a Holden Luntz, de Miami, a Catherine Person, de Seatle, e a McLoughlin e a Modernbook, de São Francisco. Fez no entanto saber haver já também associados no Reino Unido, Holanda e Canadá. Mais um anúncio de grande impacto apenas um dia depois de se ter tornado pública a compra do conceituado diário norte-americano Washington Post por Jeff Bezos, o director executivo da Amazon que, num negócio de cerca de 189 milhões de euros, ficou também com as restantes publicações da Washington Post Company.  

“A Amazon Art (www.amazon.com/art) dá às galerias uma forma de trazer a sua paixão e especialidade sobre os artistas que representam até junto dos nossos milhões de clientes”, diz Peter Faricy, vice-presidente do Amazon Marketplace citado no comunicado da empresa. No mesmo comunicado são citados também representantes de algumas das galerias já associadas ao projecto, entre eles Osman Khan, um dos fundadores da Paddle8: “A Paddle8 Edições vende trabalhos de artistas internacionalmente conceituados para benefício de algumas das mais importantes organizações sem fins lucrativos e instituições culturais do mundo. Através da nossa nova relação com a Amazon, podemos expandir imensamente o nosso público”, disse. Já Holden Luntz, da galeria com o mesmo nome, surge citado numa reflexão sobre a rápida e dramática mudança dos modelos comerciais na era digital: “Temos uma galeria de arte maravilhosa, contudo, percebemos que os modelos de venda da arte contemporânea na era digital evoluíram e o ecomerce é um canal para chegar a mais clientes.”


Em termos de navegabilidade, comprar na Amazon Art não difere especialmente de comprar, por exemplo, um livro. Na página principal, na coluna da esquerda, os visitantes têm organizados em árvore os diferentes departamentos para que podem seguir: desenho, mix media, pintura, fotografia... Podem, no entanto, optar também por pesquisar através dos temas propostos pela Amazon – arte abstracta, natureza, figuras, arquitectura, animais…  – ou por estilos – arte fotográfica, arte figurativa, impressionismo, arte moderna, século XIX… Podem até optar por pesquisar através de oito escalões de valor, de abaixo de 99 dólares (cerca de 74 euros) a montantes superiores a 10 mil (7,5 mil euros).

Segundo o comunicado da Amazon, esta terça-feira, entre os valores mais elevados estariam um Claude Monet por 1,4 milhões de dólares (um milhão de euros) e um Norman Rockwell por 4,8 milhões (3,6 milhões). No momento da pesquisa do PÚBLICO, porém, essas peças não surgiram. Entre as quatro peças mais caras à venda estavam uma serigrafia de Andy Warhol e uma das pinturas circulares de Damien Hirst. A serigrafia de Warhol Van Heusen (Ronald Reagan), uma peça de 1985, estava à venda por 850 mil dólares (639 mil euros) mais 350 dólares (263 euros) de encargos de envio. Segundo a Amazon, o comprador deverá esperar ter esta peça em mãos entre seis e 10 dias após a compra através da Hamilton-Selway Fine Art. A pintura Beautiful Magnificent Stand and Deliver Painting (with Diamonds),assinada e datada por Hirst em 2007, estava à venda por 500 mil dólares (376 mil euros) através da Heather James Fine Art. A galeria não diz de quanto tempo precisará para a entrega, contudo, não cobra gastos de envio, assumindo-os ela mesma. Em qualquer dois dois casos, a Amazon mostra como a obra poderá ficar em nossa casa, numa parede branca junto a uma cadeira de forro cinzento e uma pequena mesa de apoio em verde.