ERC promete solução para debates eleitorais nas televisões em dez dias

Foto
Uma associação da Covilhã recebeu apoio para criar um programa de rádio. Rui Gaudêncio

”Todos os operadores que aqui estiveram deram um voto de confiança à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] para tentar explorar num prazo de oito a dez dias uma solução que nos permita avançar com o desbloqueamento da situação”, indicou à Lusa o presidente da ERC, Carlos Magno.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

”Todos os operadores que aqui estiveram deram um voto de confiança à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] para tentar explorar num prazo de oito a dez dias uma solução que nos permita avançar com o desbloqueamento da situação”, indicou à Lusa o presidente da ERC, Carlos Magno.

Da reunião na sede do regulador – em que estiveram presentes os directores de informação da RTP, SIC e TVI, mas também e, pela primeira vez para discutir a questão, os responsáveis editoriais dos canais do Cabo, CMTV, Económico TV e Porto Canal – resultou “um consenso em relação a duas coisas: que haja debates e cobertura da campanha e que haja sobretudo liberdade editorial plena, dentro da lei, para os operadores”, resumiu Carlos Magno.

As televisões, de acordo com o mesmo responsável, começaram por colocar em cima da mesa a possibilidade de não emitirem debates nas próximas eleições, e alguns dos directores leram mesmo perante o Conselho Regulador da ERC – e um membro da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que também esteve presente - leis de 1975, “que regulamentam excessivamente a cobertura televisiva dos debates eleitorais e a própria cobertura noticiosa das campanhas”, acrescentou a mesma fonte.

A ERC e a CNE estão a trabalhar “em conjunto no sentido de resolver o problema e fazer com que, dentro da lei, haja debates e que ao mesmo tempo os operadores de televisão e as rádios tenham o que se chama liberdade editorial”, revelou Magno.

A “quadratura do círculo” só será, porém, possível, se a Assembleia da República caucionar este esforço da ERC e da CNE com alterações legislativas que acomodem o interesse de todos e o regulador reconhece ser o Parlamento o dono da chave para uma solução do impasse.

“O nosso objectivo é, dentro dos prazos possíveis, apresentar à Assembleia da República sugestões legislativas que possam desbloquear o problema. Estamos a concentrar-nos em duas coisas. Nas propostas que vamos fazer à Assembleia para alterações legislativas, mas, ao mesmo tempo, a estudar para já uma solução que nos permita ter debates nas próximas eleições”, acrescentou.

O regulador tem em mão dois documentos em que está a trabalhar. Um resulta de um trabalho técnico feito pela ERC e CNE, que já foi apreciado pelo Conselho Regulador da ERC, mas não subiu ainda ao plenário da CNE.

Em paralelo, a ERC está a trabalhar num segundo documento, interno, onde sistematiza as questões e constrangimentos legislativos envolvidos e avança com “algumas hipóteses de trabalho”, nomeadamente de “modelos de debates”, nos quais “entrem todos os canais e eventualmente todas as rádios e todos os candidatos ou formações políticas”, indicou Carlos Magno.

“Estamos a tentar estudar modelos, fomos até recolher exemplos do estrangeiro. Esses modelos são possíveis ou impossíveis, dependendo da boa vontade de toda a gente em querer ceder alguma coisa”, disse.

“Se considerarmos que pode haver um período experimental e transitório para evoluir na questão, se calhar estamos a dar um grande passo”, é a expectativa mínima com que o presidente da ERC parte para uma jornada que não se antevê fácil.