Baz Luhrmann, Leonardo DiCaprio e Scott Fitzgerald na abertura de Cannes 2013

Adaptação de The Great Gatsby, romance de Fitzgerald, com DiCaprio no papel da romântica personagem principal, vai ser exibida em 3D

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DiCaprio e Carey Mulligan, Gatsby e Daisy

Luhrmann, citado por um comunicado do festival, está obviamente honrado, "orgulhoso de regressar a um país e a um festival que têm sido generosos" para com ele. E, ainda, "feliz de ver o filme projectado a Cannes, não longe de Saint-Raphaël onde Scott Fitzgerald escreveu algumas das passagens mais poderosas e comoventes do seu extraordinário romance", que foi publicado em 1925 – evocação, efervescente e terminal, dos anos 20 na Costa Este dos Estados Unidos, com uma figura romântica e trágica, Jay Gatsby (Leonardo diCaprio), no centro. Daisy Buchanan, a sua amada, a sua ideia de amor, é interpretada por Carey Mulligan. A lenda do cinema indiano Amitabh Bachchan e o rapper americano Jay-Z fazem também parte do "cast".

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Luhrmann, citado por um comunicado do festival, está obviamente honrado, "orgulhoso de regressar a um país e a um festival que têm sido generosos" para com ele. E, ainda, "feliz de ver o filme projectado a Cannes, não longe de Saint-Raphaël onde Scott Fitzgerald escreveu algumas das passagens mais poderosas e comoventes do seu extraordinário romance", que foi publicado em 1925 – evocação, efervescente e terminal, dos anos 20 na Costa Este dos Estados Unidos, com uma figura romântica e trágica, Jay Gatsby (Leonardo diCaprio), no centro. Daisy Buchanan, a sua amada, a sua ideia de amor, é interpretada por Carey Mulligan. A lenda do cinema indiano Amitabh Bachchan e o rapper americano Jay-Z fazem também parte do "cast".

O filme será projectado em 3D (a segunda vez que isso acontece a um filme de abertura em Cannes – a estreia foi com a animação Up, de Pete Docter.) E será a terceira vez de Luhrmann, 50 anos, em Cannes, depois de Strictly Ballroom (1992, secção Un Certain Regard) e Moulin Rouge (abertura de Cannes 54º, em 2001).

O filme será lançado em França no próprio dia da projecção em Cannes mas tem estreia americana marcada para cinco dias antes, o que significa, assinalava o Los Angeles Times, que o efeito surpresa será atenuado uma vez que as críticas terão sido já, nessa altura, publicadas – e se os veredictos forem negativos, poderá até estragar a festa. Mas a Warner Bros., que distribui o filme, poderá adiar a estreia nos Estados Unidos para aproveitar a publicidade gratuita da passagem pela Croisette. Seria o segundo adiamento do filme, cuja estreia americana esteve marcada inicialmente para 20 de Dezembro de 2012, por causa de um calendário excessivamente sobrecarregado de estreias e para permitir a Luhrmann afinar os efeitos especiais, a hiper-estilização e o fogo de artifício pop – o trailer, ao som de Kanye West/Jay-Z, já foi descrito como digno de uma anúncio de Las Vegas.