Votação dos leitores do PÚBLICO: meio Óscar para Argo, meio para Django

Um empate inesperado para o prémio de melhor filme - votação entre os leitores online

Foto
O filme de Tarantino é o favorito dos leitores do PÚBLICO DR

No inquérito que decorreu online ao longo de três semanas no site do PÚBLICO, o filme de Ben Affleck amealhou 26% dos votos na categoria de melhor filme. Tanto quanto Django Libertado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No inquérito que decorreu online ao longo de três semanas no site do PÚBLICO, o filme de Ben Affleck amealhou 26% dos votos na categoria de melhor filme. Tanto quanto Django Libertado.

O empate na votação (circunscrita a utilizadores registados) divide o Óscar para melhor filme em dois e contraria o favoritismo com que Argo chega à gala no Dolby Theatre, em Los Angeles.

As preferências dos leitores dão a Argo os Óscares para melhor argumento adaptado (42% dos votos) e melhor montagem (28%). Django Libertado é também distinguido entre os votantes pelo argumento (original, com 60% das preferências), pelo desempenho de Christoph Waltz (melhor actor secundário, 62%) e pela montagem de som (42%).

O Hobbit é o terceiro filme mais votado pelos leitores do PÚBLICO que participaram no inquérito. A “viagem inesperada” de Peter Jackson ganha em três categorias: efeitos especiais (40%), caracterização (51%) e cenografia (25%).

Steven Spielberg, o mais votado para melhor realizador (41%), protagoniza uma vitória que, em Los Angeles, não é certa. Lincoln, o mais nomeado dos filmes da noite, levaria ainda um Óscar para melhor actor, pelo desempenho de Daniel Day-Lewis (68%) que, esse sim, parece quase certo na realidade.

De resto, há quatro títulos que conseguiram votos suficientes para vencerem, cada um, duas categorias: Amor (melhor actriz, melhor filme estrangeiro), Os Miseráveis (melhor actriz secundária, melhor mistura de som), A Vida de Pi (melhor banda sonora, melhor fotografia) e Skyfall (melhor canção original, melhor banda sonora).

Os resultados completos da votação podem ser consultados na página do inquérito, onde os leitores que participaram podem recordar também os seus votos.