Pelo menos 16 mortos em explosão em mina russa

Dois mineiros estão dados ocmo desaparecidos. Incidente ocorreu numa mina que é propriedade de um dos maiores produtores de aço da Rússia.

Foto
Aspecto das instalações da mina de Vorkutinskaya Reuters

A informação, do Ministério do Interior, segue-se a uma avaliação anterior, do Minsitério das Emergências, que dava conta do salvamento de pelo menos oito mineiros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A informação, do Ministério do Interior, segue-se a uma avaliação anterior, do Minsitério das Emergências, que dava conta do salvamento de pelo menos oito mineiros.

Na altura da deflagração, a 800 metros de profundidade, estavam no local 259 mineiros, dos quais 23 no sector onde se deu a explosão. Cinco foram socorridos; dos quais três estão hospitalizados, um em estado “extremamente grave”. Dois eram dados como desaparecidos.

A explosão ocorreu esta segunda-feira na mina de Vorkutinskaya, de uma divisão da Severstal, uma das maiores empresas de produção de aço da Rússia. Terá sido causada por uma acumulação de gás metano, segundo o Ministério do Interior.

Equipas de socorristas - um total de 260, segundo a AFP - procuravam os mineiros desaparecidos sob os escombros.

Acidentes mortais em minas de carvão são frequentes na Rússia, onde a negligência é comum e as regras de segurança não são muito apertadas.