Costa abre Congresso do PS/Açores com disputa interna em pano de fundo

Moção sectorial exige auscultação do parlamento açoriano nas nomeações de gestores públicos regionais.

Foto
Rui Pedro Soares

Todas as atenções vão estar, assim, centradas nos Açores, terreno favorável a Costa, em grande parte graças à amizade antiga com o ex-líder regional, Carlos César. Ambos integraram o secretariado nacional da JS na década de 1970 e são nesta sexta-feira oradores da sessão de abertura.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Todas as atenções vão estar, assim, centradas nos Açores, terreno favorável a Costa, em grande parte graças à amizade antiga com o ex-líder regional, Carlos César. Ambos integraram o secretariado nacional da JS na década de 1970 e são nesta sexta-feira oradores da sessão de abertura.

O congresso de consagração de Vasco Cordeiro como novo líder regional será aberto pelo seu antecessor, Carlos César, que será nesta sexta-feira eleito primeiro presidente honorário dos socialistas regionais, cargo recém-criado por alteração estatutária. César falará pouco tempo, para dar tempo de antena ao convidado.

Visto em meios açorianos como o candidato ideal para a liderança nacional do PS, na eventualidade de o congresso ser convocado para antes das eleições autárquicas, António Costa poderá contar com o apoio de Carlos César, considerado outra reserva do partido para instituições da República.

Por sua vez, António José Seguro deverá aproveitar o discurso de encerramento, no domingo, para responder aos que internamente defendem, como Pedro Silva Pereira, um congresso do partido “tão breve quanto possível”. E, nalguma indirecta, poderá reagir a críticas feitas à sua liderança, nomeadamente por parte de António Costa e Carlos César.

Sem uma liderança
Costa, no programa Quadratura do Círculo da semana passada, questionou a capacidade do actual líder para ser uma alternativa “sustentada”, opinião que foi vista como sinal de disponibilidade para se candidatar à liderança. “Quando o PS parte incomodado com o seu próprio passado para este debate [sobre o corte nas funções do Estado], parte diminuído, parte sem autenticidade, parte sem convicção, parte sem capacidade de confrontação, parte sem capacidade de formulação de uma alternativa sustentada”, disse.

Por seu lado, Carlos César – que no processo de sucessão de José Sócrates, no Verão de 2011, esteve equidistante entre as candidaturas de Seguro e de Francisco Assis –, defendeu, em recente entrevista à Lusa, que no PS nacional “é necessário construir uma liderança e um projecto alternativos, que mereçam a confiança para gerar um novo governo e não apenas para combater o actual”. O partido “não é uma central sindical, mas sim um partido de governo”, frisou César, acrescentando que “essa afirmação e essa qualidade do PS estão a tardar e já deviam ter sido conseguidas, tanto mais que as circunstâncias que vivemos as propiciam e as requerem”.

Na opinião de César, o actual líder socialista “tem feito bom esforço, é certo, mas sem bons resultados”. Ou seja, “os socialistas devem reflectir em 2013 sobre essa realidade”. E a tal “afirmação da qualidade do PS” deveria servir “para melhorar e mobilizar a inteligência e os sectores mais empreendedores e qualificados da sociedade portuguesa e para garantir e promover a percepção de um melhor Governo, alternativo ao do PSD/PP”. “Não basta um partido de assembleias gerais às sextas e aos sábados, que não consegue mais do que o voto dos socialistas”, frisou.

Cordeiro defende diferencial fiscal
Omisso quanto à situação interna nacional, a moção de orientação política global “Renovação com Confiança por uma Autonomia com Futuro”, a ser apresentada por Vasco Cordeiro no sábado – dia em que é aguardada com expectativa a intervenção de Medeiros Ferreira, um dos subscritores do manifesto Novo Rumo em que, com Mário Soares, pedia a demissão do Governo –, tem como principais eixos garantir a sustentabilidade da autonomia, defender a lei de finanças regionais e continuar a promover a abertura do PS-Açores à sociedade.

A moção de que Cordeiro é o primeiro subscritor contesta a nova lei de finanças aprovada pelo governo da República, dependendo a manutenção do actual diferencial fiscal na região. Acusa o executivo de Passos Coelho de ter desenvolvido uma reforma autárquica em que “revelou precipitação, confusão e arrogância”, com a única preocupação de “reduzir freguesias a régua e esquadro e não a de apresentar uma verdadeira reforma estrutural do poder local”. E assume que é objectivo do PS/Açores, nas próximas eleições autárquicas, “vencer mais freguesias, mais assembleias e câmaras municipais do que as outras forças políticas”.

Mais controversa, a moção sectorial intitulada “Mais Transparência – Melhor Democracia”, pretende consagrar, por lei e com carácter prévio, a possibilidade de a assembleia regional auscultar os presidentes dos órgãos executivos nomeados pelo governo açoriano para o sector público empresarial.

O documento subscrito por destacados figuras do partido (José San-Bento, Francisco Coelho, Berto Messias, Francisco César e André Rodrigues) defende que o parlamento regional deve assumir um papel de maior acompanhamento, escrutínio e avaliação das nomeações governamentais, por entender que as reformas a empreender nos Açores não poderão ser feitas, “como no plano nacional, nas costas dos parceiros sociais e dos cidadãos”. Na verdade, “numa época em que o serviço público e o sector público empresarial, em particular, são alvos de uma profunda ofensiva neoliberal a nível nacional, torna-se fundamental proceder à reestruturação necessária com vista à optimização de recursos, à eficiência, eficácia e qualidade da oferta disponível”, defende a moção.