Globos de Ouro: quem vai festejar esta noite?

Entrega dos Globos de Ouro acontece esta noite em Los Angeles. Cerimónia começa às 17h nos Estados Unidos (01h em Lisboa).

Foto
Cerimónia de entrega dos Globos de Ouro acontece este domingo Reuters

Kathryn Bigelow ou Steven Spielberg? Ben Affleck, Ang Lee ou Quentin Tarantino? Estes são os nomes que nos últimos tempos mais têm dado que falar. Foram todos amplamente nomeados pelas várias associações de críticos e pelos vários sindicatos e, apesar de neste grupo só Spielberg e Lee estarem nomeados para o Óscar de melhor realizador, nesta noite disputam o Globo de Ouro de realização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Kathryn Bigelow ou Steven Spielberg? Ben Affleck, Ang Lee ou Quentin Tarantino? Estes são os nomes que nos últimos tempos mais têm dado que falar. Foram todos amplamente nomeados pelas várias associações de críticos e pelos vários sindicatos e, apesar de neste grupo só Spielberg e Lee estarem nomeados para o Óscar de melhor realizador, nesta noite disputam o Globo de Ouro de realização.

Com sete nomeações, Lincoln, de Steven Spielberg, é o filme que mais se destaca na noite deste domingo. O filme de Spielberg, sobre os quatro últimos meses de vida de Abraham Lincoln, assassinado em 1865, está nomeado nas categorias de melhor drama, melhor actor (para Daniel Day-Lewis), melhores actores secundários ( Tommy Lee Jones e Sally Field), melhor argumento e melhor banda sonora  (John Williams, compositor habitual dos filmes de Spielberg).

Na categoria de melhor drama, Lincoln disputa o Globo de Ouro com Django Libertado, o novo western de Quentin Tarantino (também nomeado nas categorias de argumento e melhores actores secundários - Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz); Argo, de Ben Affleck, filme também protagonizado pelo actor sobre a crise dos reféns norte-americanos no Irão e que está ainda nomeado nas categorias de argumento e actor secundário (Alan Arkin); e 00h30 A Hora Negra, o filme de Bigelow, protagonizado por Jessica Chastain (nomeada para o Globo de Ouro de melhor actriz), sobre a caça a Bin Laden. Nesta categoria está ainda nomeado o drama fantasista A Vida de Pi, de Ang Lee, que conta ainda com uma indicação na categoria de melhor banda sonora.

Na categoria de melhor filme de comédia ou musical, Os Miseráveis, adaptação de Tom Hopper do célebre musical, concorre em quatro categorias, entre elas a de actor de comédia ou musical para Hugh Jackman e actriz secundária, Anne Hathaway, ambos nomeados nestas mesmas categorias para os Óscares. Suddenly está ainda nomeada para o Globo de Ouro de melhor canção.

O filme concorre contra Guia para Um Final Feliz, de David O. Russell, que está ainda nomeado para melhor actor de comédia ou musical (Bradley Cooper) e para argumento. A lista inclui ainda Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, O Exótico Hotel Marigold (que inclui a nomeação para melhor actriz, Judi Dench) e A Pesca do Salmão no Iémen (que recebe ainda nomeações para actor, Ewan McGregor, e actriz, Emily Blunt).

Daniel Day-Lewis enfrentará Richard Gere (Arbitrage - A Fraude), Joaquin Phoenix (O Mentor), Denzel Washington (Decisão de Risco), e John Hawkes (Seis Sessões). Enquanto Jessica Chastain compete com as vencedoras do Óscar Hellen Mirren (Hitchcock) e Marion Cotillard (De Rouille et d’Os), Naomi Watts (O Impossível) e Rachel Weisz (The Deep Blue Sea).

Na comédia, e para os homens, Hugh Jackman disputa o Globo de Ouro com Jack Black (Morre… e Deixa-me em Paz), Bradley Cooper (Guia para Um Final Feliz), Ewan McGregor (A Pesca do Salmão no Iémen) e Bill Murray (Hyde Park em Hudson). Na corrida feminina, Meryl Streep volta a estar nomeada, desta vez com Terapia a Dois, ao lado de Maggie Smith (Quartet), Emily Blunt (A Pesca do Salmão no Iémen), Judi Dench (O Exótico Hotel Marigold) e Jennifer Lawrence (Guia para Um Final Feliz).

Nas categorias de actores secundários Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz competem com o mesmo filme, Django Libertado. Tommy Lee Jones em Lincoln, Alan Arkin em Argo e Philip Seymour Hoffman em O Mentor são os outros candidatos. Por seu lado, Sally Field (Lincoln) bater-se-á com Anne Hathaway (Os Miseráveis), Helen Hunt (Seis Sessões) e Nicole Kidman (The Paper Boy – Um rapaz do Sul).

Amor, do austríaco Michael Haneke, que também se tem destacado nesta época de prémios cinematográficos, está nomeado na categoria de melhor filme estrangeiro, contra dois franceses, De Rouille et d’Os, de Jacques Audiard, e Amigos Improváveis, de Eric Toledano. A lista completa-se com o dinamarquês En Kongelig Affære, de Nicolaj Arcel, e o norueguês Kon-Tiki, de Joachim Ronning e Espen Sandberg.

Frankenweenie, de Tim Burton, Brave, da Pixar, Hotel Transylvania, A Origem dos Guardiões, e Força Ralph, são os nomeados na categoria de melhor filme de animação.

A lista completa dos nomeados pode ser consultada aqui.

Na edição do ano passado, O Artista e Os Descendentes foram os filmes mais premiados.

Os Globos de Ouro - que são entregues desde 1944 - são os prémios mais importantes da indústria do cinema depois dos Óscares, servindo como um importante barómetro para estes galardões. Os vencedores são eleitos por um grupo de cerca de cem jornalistas internacionais que trabalham em Hollywood.