JSD pergunta a Mário Soares: "Por que não te calas?"

Jovens sociais-democratas respondem à carta aberta assinada por ex-Presidente na semana passada.

Foto
Mário Soares foi um dos subscritores de uma carta aberta dirigida a Passos Coelho Nuno Ferreira Santos

A JSD devolve as críticas que Mário Soares fez na carta aberta, divulgada na passada sexta-feira, em que o ex-primeiro-ministro pedia a Passos Coelho que mude de política ou que se demita.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A JSD devolve as críticas que Mário Soares fez na carta aberta, divulgada na passada sexta-feira, em que o ex-primeiro-ministro pedia a Passos Coelho que mude de política ou que se demita.

<_o3a_p>A carta da organização, liderada pelo deputado social-democrata Duarte Marques, relembra passagens do programa de um Governo liderado por Mário Soares: "Se é lícito discordar e até democraticamente combater um Governo a que somos adversos, não é lícita a recusa em apoiar um combate que está para lá das ideologias e dos partidos, porque se insere na defesa da democracia, da liberdade e da justiça social, que são património comum de todos os verdadeiros patriotas. Trata-se, em suma, de defender o país e o regime." <_o3a_p>

Por último, a JSD desafia Soares a abdicar dos apoios à sua fundação e até a ir mais além, aludindo à "reforma e às restantes mordomias a que tem legítimo direito como ex-Presidente da República". A carta termina com ironia: "Acreditamos que alguém tão experiente daria uma melhor contributo ao país fazendo propostas concretas para cortar na despesa do Estado. Ajude-nos a demonstrar que nem todos os políticos se regem pela demagogia barata."