Instaglasses: e se visses o mundo pelos filtros do Instagram?

Numa lente dos óculos, o utilizador vê a imagem original. Na outra lente, vê a imagem tratada com um filtro do Instagram

Foto
DR

A ideia ainda não está concretizada, mas já está bem delineada. Os Instaglasses misturam o conceito de uma câmara com o design de uns óculos, com os quais se pode fotografar e, depois, utilizar os filtros do Instagram.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A ideia ainda não está concretizada, mas já está bem delineada. Os Instaglasses misturam o conceito de uma câmara com o design de uns óculos, com os quais se pode fotografar e, depois, utilizar os filtros do Instagram.

 

A vontade de trazer o Instagram do mundo virtual para o mundo real é grande, existindo cada vez mais ideias sobre onde pode ser aplicado. A mais recente será a de Markus Geker, designer gráfico alemão que desenhou esta mistura de óculos com o Instagram. 

Foto
Os Instaglasses têm as cores e o estilo retro do ícone do Instagram DR

 

Foto
Diferentes botões nas partes laterais permitem escolher o filtro DR

Para começarem a fotografar, os Instaglasses teriam de ser ligados à conta do utilizador no Instagram, fazendo o scan do código QR. Depois, bastaria colocar o par de óculos e clicar no botão Insta, situado no centro.

 

As lentes da câmara seriam os próprios óculos e com vários botões nas partes laterais da armação, poder-se-ia escolher o modo de disparo e o filtro desejado. Numa lente, o utilizador veria a imagem original, na outra, a imagem já filtrada.

 

A vida é bela com filtros

Com os Instaglasses, quem olha para o mundo e, instantaneamente, pensa nos filtros que pode utilizar depois de captar uma imagem, não precisaria de procurar mais o seu iPhone ou Android na mala ou bolso para tirar a fotografia. Um produto destes permitiria que, de imediato, se conseguisse aplicar filtros ao mundo à nossa volta, vendo-o de uma forma completamente diferente. "A vida é bela", afirma Makus Geker no site onde apresenta a câmara, mas é "ainda mais bela com filtros".

 

Markus Gerke criou os óculos com um design associado ao ícone do Instagram e um estilo retro, pensando a câmara com 5 megapíxeis, 2 GB de espaço e uma bateria com 7 horas de duração. Com Wi-fi incorporado, seria possível fazer o "upload" directo das imagens.

 

Tal como outros criadores, este designer gráfico teve a ideia de onde aplicar o Instagram, mas não tem ideia de como o fazer. O objectivo, admite Markus Gerke, também não era ganhar dinheiro com isso. Ainda assim, agora que a ideia já está lançada, alguma empresa pode tentar tornar os Instaglasses realidade.