Andar com uma câmara fotográfica Instagram ao pescoço

Falámos com António De Rosa, responsável pela Instagram Socialmatic Camera, que promete combinar a "app" Instagram e a impressão de uma Polaroid

Foto
DR

"Tenta imaginar: tiras uma foto de um beijo profundo e apaixonado entre dois homens mais velhos e partilhas no Instagram..." É assim que António De Rosa começa por explicar ao P3 o que a Instagram Socialmatic Camera poderá fazer. "Depois, decides imprimir e acrescentas um comentário na parte inferior da foto." Mas ainda há mais: "a seguir, colas a foto onde quiseres e no topo da imagem impressa está o 'nickname' e o código QR dos utilizadores do Instagram, para que, quem gostar da fotografia, possa seguir-te no serviço online." E, já agora, também é possível partilhar a imagem no Facebook.

 


Foto

Parece uma máquina fotográfica de sonho? Poderá tornar-se realidade em breve. Antonio De Rosa, fundador da empresa italiana ADR Studio, responsável por este projecto, desenhou a Instagram Socialmatic Camera. “Tentei criar um conceito revolucionário”, confessa. Para já é isso mesmo, apenas um conceito, mas, segundo o responsável, esta câmara poderá estar nas mãos de muita gente já em 2013.

Foto

 

Foto

Apaixonado pelos produtos da Apple, este designer gráfico de 36 anos quis criar uma máquina fotográfica com as características do Instagram, um serviço e uma aplicação móvel que possibilita dar às imagens actuais um toque de outros tempos, partilhando-as de seguida.

 

A Instagram Socialmatic Camera terá duas lentes, uma para a captação principal e outra para filtros 3D e aplicações de webcam. Esta construção vai permitir fotografar e, em seguida, alterar a estética das imagens como acontece na aplicação Instagram.

 

Outro dos motivos para Antonio De Rosa conceber esta câmara foi por considerar ser "necessária uma aproximação entre as redes sociais e a vida real". Por isso, será possível partilhar as fotos no Facebook graças a uma aplicação integrada. "Eu penso que a Socialmatic pode trazer à vida real algumas acções criadas online."

 

E o design da câmara também segue o desejo de tornar física a aplicação, sendo inspirado pelo ícone da Instagram. “Ou seja, um visual à anos 70, mas com um toque de modernidade, baseado nos produtos da Apple”, revela o responsável.

 

Uma câmara Instagram ao estilo Polaroid

Mas esta máquina fotográfica promete mais do que o clique e tratamento das imagens. As fotos que parecem de outros tempos podem ser impressas como se fossem captadas por uma câmara de outros tempos, a Polaroid. A nova máquina fotográfica foi pensada contendo uma impressora interna, com quatro reservatórios de tinta, imprimindo as fotos em tempo real.

 

Clica-se, imprime-se e cola-se onde se quiser, já que uma fotografia também poderá funcionar como um "post-it". Para tal, será produzido papel de impressão específico e os utilizadores vão, ainda, poder escrever na parte inferior dessas imagens. 

 

Além disso, todos poderão saber quem é o autor de uma foto, porque a imagem irá conter o "nickname" e o código QR dos utilizadores no Instagram.

 

Estética dos 70 "não é uma marca registada"

Recentemente, a ADR Studio estabeleceu uma parceria com a Global Mobile Network Inc., que ficará responsável por construir o primeiro protótipo da máquina fotográfica, passando, depois, à produção em série. Mas para que o projecto arranque, realmente, Antonio De Rosa tem de angariar 50 mil euros. Por isso, está inscrito no Indiegogo, onde quem quiser pode doar dinheiro, recebendo, em troca, um desconto quando e se a câmara chegar ao mercado.

 

Questionado sobre o possível preço de um produto como este, Antonio De Rosa afirma que a Instagram Socialmatic poderá custar 350 euros.

 

Em Abril, o Facebook comprou a aplicação Instagram, que é gratuita, por cerca de mil milhões de dólares (762 milhões de euros). A ADR está a tentar entrar em contacto com os responsáveis para obter uma autorização. "É claro que temos um plano B", admite o designer gráfico, não revelando, contudo, mais detalhes. No entanto, na sua página do Indiegogo, explica que, se não receber um "sim", não utilizará o logótipo do Instagram, mas destaca, também, que a estética característica dos anos 70 "não é uma marca registada", podendo, por isso, avançar com a marca "Socialmatic".

 

Por enquanto, o designer da Instagram Socialmatic Camera espera que a máquina fotográfica capte a atenção dos criadores e donos do serviço. "Parece que o mundo precisa de um produto assim!"

Sugerir correcção
Comentar