Quem tem medo do "dress code" do Partido Pirata alemão?

Partido Pirata alemão trouxe uma lufada de ar fresco para a moda na câmara dos deputados: usam lenços na cabeça, pintam o cabelo e vendem calções no eBay. Os colegas não estão a achar muita piada

Foto

A irreverência do Partido Pirata alemão não está apenas nos seus objectivos políticos. A forma como se apresentam no parlamento e noutras reuniões — dos cabelos coloridos aos calções vendidos no eBay — tem sido criticada por colegas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A irreverência do Partido Pirata alemão não está apenas nos seus objectivos políticos. A forma como se apresentam no parlamento e noutras reuniões — dos cabelos coloridos aos calções vendidos no eBay — tem sido criticada por colegas.

Se Amelia Andersdotter é conhecida por ser a mais jovem eurodeputada, os seus colegas alemães do partido pirata estão a ser falados pela forma como se vestem. Seja pelo cabelo às cores, pelas bermudas e camisolas com frases provocadoras ou mesmo pelos lenços a cobrir a cabeça, a verdade é que a sua inconformidade parece ir além dos seus ideiais políticos.

Ultimamente, segundo o Spiegel, as roupas dos 'Piratas' têm sido o centro das atenções no parlamento. Uma situação que tem permitido que os seus adversários, bem como a imprensa alemã, questionem o seu profissionalismo.

Foto

Ainda com base no mesmo jornal, Corinna Godecke, presidente do parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestefália, escreveu recentemente uma carta a criticar a forma de vestir "relaxada" com que os membros do Partido Pirata se apresentaram nas duas sessões [da assembleia]. As críticas continuam: mesmo em termos de "liberdade individual", a social-democrata espera "o mínimo de respeito".

Foto

Ainda na mesma carta, Corinna Godecke acha que os homens deveriam usar um casaco desportivo, enquanto as mulheres deveriam cobrir os ombros. Os chapéus e os lenços a tapar a cabeça também são reprovados pela alemã.

Calções no eBay

As críticas acentuaram-se após uma situação curiosa que envolveu Fabio Reinhardt, membro do Partido Pirata, e os seus calções. Com alguma provocação à mistura, Fabio Reinhardt decidiu leiloar os seus calções, no eBay, como forma de contestar as críticas ao seu vestuário.

O membro do Partido Pirata justifica: "Os calções não são bem recebidos no parlamento, portanto estão a ser direccionados para um caminho mais apropriado". O valor alcançado neste leilão será entregue aos refugiados iranianos que se encontram na cidade alemã Wurzburg — da última vez que espreitámos os calções já valiam mais de 500 euros.

No entanto, os membros do Partido Pirata não são os únicos "outsiders" do parlamento. Noutros tempos, o partido Verde fora também criticado em relação ao vestuário que os seus membros usavam. Joschka Fischer, que mais tarde viria a ser ministro dos negócios estrangeiros alemão, chocou os germânicos quando apareceu de ténis na cerimónia de tomada de posse como ministro do Ambiente do estado de Hesse, em 1985. Também o membro dos Verdes viria a colocar esses ténis em exposição no museu Offenbach.

Mas então qual seria a roupa apropriada para os membros do Partido Pirata utilizarem? Tom Schreiber, deputado do SPD, responde: "As calças de ganga são aceitáveis, mas por favor usem calças longas para que nada fique à espreita".